.

Religião e Poder (1)

Hoje, o jornal Folha de S. Paulo trouxe uma página dedicada ao pré-candidato presidencial estadunidense Barack Hussein Obama, com um espaço para as Dúvidas mais comuns sobre Barack Obama. Selecionei duas "dúvidas", que provavelmente serão pontos (religião e drogas) a serem usados pelos organizadores da campanha de Hillary Clinton:
Hussein? Ele é muçulmano?
Não, cristão, da Igreja Unida da Trindade de Cristo, metodista e afrocentrista. Obama já definiu seu pai como "agnóstico". Seu avô paterno era muçulmano - daí o Hussein no nome do filho e do neto. Também agnóstica, sua mãe, Ann, casou-se de novo, em 1967, com o indonésio Lolo Soetoro (1936-1987), gerente de uma petrolífera, que Obama descreve como "muçulmano não praticante". Eles se mudaram para Jacarta, onde o senador freqüentou escola não-religiosa, mas que ensinava islamismo.
Ele já usou drogas?
Sim, como conta na primeira autobiografia, "Dreams From My Father" (Sonhos Vindos de Meu Pai, de 1995). "Maconha ajudava, e álcool; talvez um pouco de pó quando eu tinha dinheiro", contou, sobre seus anos no Occidenal College, em Los Angeles. Em depoimentos recentes no "New York Times", no entanto, seus ex-colegas de escola do Havaí e da Califórnia dizem que ele pode ter exagerado - não no uso de drogas, mas na descrição do uso, que dizem que era muito eventual. Os ex-colegas contaram que ele já se destacava como orador.
Não estou muito por dentro da campanha presidencial estadunidense. E não sabia que Obama era cristão. O problema é que a denominação "cristão" parece-me muito semelhante à denominação "católico", no Brasil (aproveite e leia o post de hoje do confrade Volney Faustini). Assim como temos muitos católicos não praticantes, parece que os EUA têm muitos protestantes não praticantes. Aliás, qual a religião do atual presidente Bush?

Dica
Conheça mais sobre a eleição nos EUA nesta segunda-feira (03/03), às 23h30, quando o canal pago GNT exibe 0 documentário A América está preparada para um presidente negro?. Na seqüência, à Oh é a vez do documentário Castro, sobre o ex-presidente cubano.

0 Opiniões:


Google