.

Duo

Na segunda semana da série instrumental, uma música do violonista Romero Lubambo, em parceria com o pianista César Camargo Mariano.
Arranjador e compositor, o carioca Romero Lubambo começou cedo a estudar jazz. Formou-se em violão erudito e engenharia mecânica (!), mas tocava em bares e, nos anos 80, formou uma banda em Nova York. Na década seguinte, formou o Trio da Paz. Daí para frente passou a atuar com diversos expoentes da música brasileira e internacional.
Ainda na adolescência, César Camargo Mariano ficou conhecido como o "menino-prodígio que toca jazz". Embora seu pai fosse professor de música, Mariano não gostava de estudar teoria e começou a tocar de ouvido, aos 13 anos. E foi com um amigo da família, Johnny Alf, que aprendeu composição e arranjo, surpreendentemente sem saber ler uma partitura!
Na década de 1960, trabalhava como bancário e formou um quarteto para tocar em clubes e festas. No mesmo período, viveu o surgimento da Bossa Nova, foi produtor de Wilson Simonal, Chico Buarque, Edu Lobo e, em 1971, é convidado por Elis Regina para produzir, dirigir e arranjar seu álbum Elis. Foi o primeiro de 14 álbuns. A parceria com Elis não ficou apenas nas gravações e apresentações, mas também na vida, e juntos tiveram dois filhos: Pedro Mariano e Maria Rita.
O pianista ainda dirigiu shows, programas para televisão, trabalhou com publicidade e gravou diversos álbuns (solo e em parceria). Em 1994, muda para os EUA, sem deixar de continuar a produzir artistas brasileiros, como Ivan Lins, Simone e outros.
A música que escolhi esta semana é do álbum DUO (2002). O funky groove Mr. JR é uma composição de Romero Lubambo.
Confira outra performance da dupla:


DICAS
O SESC sempre tem uma ótima programação musical. O mês de março não poderia ser exceção. Confira algumas dicas:

No INSTRUMENTAL SESC BRASIL hoje (19h) o SESC Avenida Paulista traz Ari Borger. O pianista, que transita pelo blues e o jazz e é devoto do órgão Hammond B3, apresenta, acompanhado de quarteto, o seu último CD AB4, em que funde grooves de jazz, blues e pop, mostrando influências que passam por Miles Davis, Herbie Hancock, Wilson Simonal e Tim Maia. Formação: Humberto Zigler - bateria; Marcos Klis - contrabaixo; Celso Salim- guitarra; Bruno Prado - percussão; Ari Borger - piano e órgão. No Teatro Auditório.
Dia 18 é a vez do contrabaixista Rogério Botter Maio e dia 25, do guitarrista argentino Victor Biglione, sempre no SESC Paulista. Biglioni faz um show amanhã (21h) em duo com Wagner Tiso, no SESC Santana.

Ainda no SESC Paulista você pode assistir as NOITES DE CHORO E JAZZ, de 06/03 a 02/04 às quartas e quintas, das 19h às 21h, na Comedoria da unidade (15º andar). Às quartas o espaço é aberto para o grupo Roda de Choro, liderado por Luizinho 7 Cordas, apresentando clássicos do chorinho. Às quintas, o som é com Evaldo Guedes e Fábio Torres (baixo acústico e piano) interpretando clássicos do jazz e da bossa-nova.

Em março, o duo Baixo e Voz vai fazer algumas apresentações em São Paulo:
16/03 - 10h00 e 18h30 - CAMINHO DA GRAÇA ESTAÇÃO SÃO PAULO - Av.Lins de Vasconcelos, 3.390 - Vila Mariana
17/03 - 20h30 - Espaço Redenção - Igreja Presbiteriana da Saúde (ao lado do metrô Saúde)
18/03 - 19h30 - EM&T - lançamento do livro Acordes para Contrabaixo e pocket show.

0 Opiniões:


Google