.

A imprensa está pronta para um presidente negro?

Na última segunda-feira o canal GNT exibiu um documentário de meia-hora sobre o pré-candidato ao governo dos EUA, Barack Obama. Produzido pela britância rede BBC, o programa recebeu o nome de Is America Ready For A Black President? (A América está pronta para um presidente negro?). A jornalista Hilary Anderson faz um traçado da trajetória de Obama, sua história de vida, sua campanha e traz comparações com a campanha de sua concorrente, Hillary Clinton e paralelos com políticos negros, como Jesse Jeckson.
Assisti, para conferir como seria uma visão externa sobre a política dos EUA. Dado o enfoque do documentário, acredito que Hilary Anderson foi uma boa escolha, já que ela é correspondente da BBC na África. Embora tenha nascido no Texas (EUA), cresceu na Inglaterra, tendo vivido na Bélgica, Alemanha, África do Sul e Arábia Saudita.
Porém, como qualquer documentário, por mais talentoso que seja o jornalista e o editor, é difícil fugir de uma certa forma tendenciosa. Por enquanto, não vou tecer mais comentários, apenas pincelar algumas passagens.
Em uma primeira fase, por quase vinte minutos é passada uma visão positiva de Obama, sua aceitação entre negros e brancos, sua visão de unificação. Alguns termos usados: "novo John F. Kennedy", "jovem senador", "Em Chicago todos adoram Obama", "não concorre à presidência como um candidato negro, mas um candidato que é negro", "alguém que pode consertar o país destruído por Bush", "se preocupa com todos ", um candidato "como os brancos gostam: atencioso, articulado, bonito", "um homem à frente do seu tempo", "acredita que os EUA estão preparados para um presidente negro". Em outro oposto, por exemplo, Jesse Jackson é apresentado, como um canditado que "focou nos negros e foi agressivo". E apresenta a rival de Obama, Hillary Clinton como um "peso pesado" que se fez à sombra de Bill Clinton. O nome de Obama é pronunciado inúmeras vezes, as imagens são sempre festivas, enfim, uma apresentação positiva.
Nos últimos minutos do documentário, porém, outro ponto é abordado. Como 85% da população estadunidense é formada por cristãos, levanta-se uma acusação de que Obama teria um passado ligado à religião muçulmana (numa absurda "lógica" entre religião, fanatismo e terrorismo). Vários cidadãos são entrevistados (todos brancos) e, entre sorrisos amarelos e meias-palavras, dizem que não tem certeza, mas se sentem desconfortáveis com um candidato que esteja sob esta sombra de dúvida.
Claro que um documentário deve trazer todos os lados da história. Porém, mesmo em poucos minutos, tudo o que foi falado sobre Obama pode ira por água abaixo, principalmente quando o público que o assiste é formado por uma população assustada, ainda traumatizada pelos atos terroristas sofridos pela nação.
Mesmo assim, vale a pena asssitir. Se o seu inglês "dá para o gasto" há a versão (sem legendas) exibida pela GNT (clique aqui). Há também outra versão, mais antiga.

Desculpe
Como hoje está muito corrido, hoje não teremos a Capa da Semana.

0 Opiniões:


Google