.

Através da barreira do som

Para fechar o mês instrumental, no DoxaOnline desta semana você curte o som de Wayne Shorter. Confesso que ele não é dos meus saxofonistas preferidos, mas não posso deixar de apreciar sua criatividade musical e talento.
Shorter passou pelo Jazz Messengers, de Art Blakey e depois pelo quinteto de Miles Davis, onde tocou ao lado de feras como Herbie Hancock, Ron Carter e Tony Williams. No início dos anos 1970, deixou a banda de Davis para participar da formação do grupo Weather Report, numa mistura de jazz rock e fusion. Ficou na banda até 1985.
Antes disso, em 1974, Shorter lançou um disco solo - Native Dancer - com a participação de ícones da música, como seu antigo parceiro, Herbie Hancock, e os brasileiros Airto Moreira e Milton Nascimento. Depois, foi Shorter que participou de álbuns de Milton.
A ligação com o Brasil ficou ainda mais forte, depois que o músico casou-se com a brasileira Carolina dos Santos. A primeira esposa de Shorter, a portuguesa Ana Maria, faleceu em 1996, em um desastre aéreo, após 30 anos de casamento. Ela ia para Paris, onde Shorter apresentava-se, mas o avião da TWA em que ela embarcou explodiu logo depois de decolar de Nova York.
A música de Shorter é quase experimental. No álbum Beyond the Sound Barrier (2005) há apenas oito músicas, longas, como a Over Shadow Hill Way, que selecionei. Mas é em músicas como essa que é possível apreciar o piano do panamenho Danilo Perez, o inconfundível contra-baixo de John Patitucci e a bateria de Brian Blade.

0 Opiniões:


Google