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No trânsito

O rádio e o aparelho de som são os fiéis companheiros dos motoristas que ficam presos no trânsito, principalmente em uma cidade como São Paulo. Para aqueles que andam de transporte público, restam os walkmans, iPods, discmans ou a leitura de jornais, livros e revistas. Mas, aos poucos, uma nova opção é oferecida aos usuários de meios de transportes públicos. No trem, no metrô e no ônibus já é possível ter acesso a dicas culturais, reportagens, curiosidades e, claro, publicidade.

Informações sobre rodas
Telas LCD de 17" e tecnologia wireless. No recheio, blocos rápidos de programação produzidos pela Mixer. Estes são os ingredientes da TVO, que leva a televisão para os ônibus metropolitanos. Os programetes não passam de um minuto e meio e são atualizados diariamente, quando os ônibus retornam para a garagem. Confira.

Entretenimento subterrâneo
Embora tenha sido lançada oficialmente em 11 de dezembro do ano passado, os usuários da linha verde do metrô já contam com a programação da TV Minuto desde maio de 2007. Em virtude da dificuldade em transmissão de dados via ar, optou-se pela fibra ótica, que liga a produtora até estações do metrô. Estas são equipadas com um transmissor de rádio, que retransmite para uma antena localizada no trem, quando este chega à estação. Os usuários assistirão a programação através de telas LCD de 17’’.

Espera informativa
Os usuários da linha C da CPTM agora tem uma opção para preencher o espaço de tempo até a chegada de um trem na plataforma, o que dura em torno de 6 a 20 minutos. A TV Trem traz um conteúdo produzido pela Estação 8. Como diferencial, o passageiro conta com som e telas LCD de 32’’, divididas em três partes: a maior traz as reportagens e filmes publicitários; no rodapé estão as notícias em tempo real, obtidas através do Portal Terra; e na lateral esquerda é o espaço reservado para mensagens comerciais, da CPTM e para o boletim do tempo.
Veja como funciona.

A propósito
Acho fantástico o avanço tecnológico e o quanto este nos inunda de informações. Porém, é fato que todas estas novas mídias e seus veículos, superficializam ainda mais o conteúdo. De qualquer forma, nem tudo está perdido. Observei algo interessante, no percurso diário que faço entre as estações Barra Funda e Sé, através dos trens do metrô. O perfil de leitura aparentemente não foi alterado. Quem leva seu jornal, revista ou livro, dificilmente substitui a leitura pela programação da TV Minuto. Já aqueles que estão "de mãos vazias" ficam com os olhos vidrados na programação. Será que os leitores mudarão seus hábitos?

Repúdio
Mino Carta terminou sua temporada blogística no iG, segundo ele um ato de solidariedade à saída de Paulo Henrique Amorim do mesmo domínio. CartaCapital afirma que o blog Conversa Afiada (de PHA), foi drasticamente colocado fora do ar devido a uma "pendência pessoal entre o diretor-presidente do iG, Caio Túlio Costa, e Paulo Henrique". Independentemente de concordar com as idéias de Paulo Henrique e seus puxa-saquismos recentes para cima do bispo Edir Macedo, considero-o um grande jornalista, que faz parte da história do jornalismo brasileiro, e a decisão do iG aparenta uma grande falta de ética e profissionalismo, já que o contrato com PHA iria até dezembro deste ano. A não ser que o portal traga a tona razões fundamentadas para tal atitude. Por enquanto, não convenceu. Confira a palavra do iG.

Até Mario Vitor Santos, em seu Blog do Ombudsman do iG, afirmou que: "O estranho é testemunhar a ruptura súbita, sem aviso anterior ou posterior aos leitores, afetando um site notoriamente controvertido".

Já o Portal Imprensa publicou que fontes relataram que o blog de PHA era "altamente desvantajoso para o provedor de internet, já que tinha baixa audiência e não rendia boa receita". Porém, o Portal Imprensa informa que na página comercial do iG (Central do Assinante), há informações de que o Conversa Afiada "mantinha 3.295.935 impressões por mês, em média, com 475.113 unique visitors/mês, maior que muitos dos sites hospedados em canais do Portal".

Paulo Henrique Amorim já está com endereço novo: www.paulohenriqueamorim.com.br e já destilou sua posição sobre o caso. Também conta como teve que entrar com uma medida judicial para obter o conteúdo já publicado em seu blog, quando hospedado no iG. E aproveita para eleger Serra um dos culpados pela sua saída.

Muitos blogs divulgaram o caso PHA x iG. Leia o que escreveu o Blog do Desemprego Zero e Pedro Doria.

Luis Nassif que se cuide...
Capa da Semana
Nesta semana, uma primeira página "acredite se quiser", veiculada pela revista Época:

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