.

Releitura

Geralmente não gosto de algumas releituras musicais, quando grupos fazem uma nova versão de músicas antigas. Porém, o trabalho que coloquei hoje no DoxaBrasil Online chamou minha atenção há algum tempo. Fruto da reunião de idéias e talentos do DJ Marcelinho DaLua, do baixista Márcio Menescal e do tecladista Alexandre Moreira, nasceu o Bossacucanova.
O grupo transformou clássicos do samba e da bossa nova naquilo que ficou conhecido como jazzy electronic bossa, uma espécie de bossa nova com batidas de drum'n'bass.
O segundo trabalho do grupo trouxe um convidado especial, o pai de Márcio - para alguns o pai da bossa nova, também - Roberto Menescal. Autor de clássicos como Barquinho, Você, Nós e o mar, Ah se eu pudesse, Rio, Menescal foi protagonista de um encontro de gerações. Em algumas músicas gravou apenas o violão, "dirigido" por um metrônomo, para depois serem trabalhadas pelos músicos; e em outras, voltou a tocar guitarra, improvisando sobre o trabalho do grupo.
Menescal nasceu em Vitória (ES), mas foi para o Rio de Janeiro, onde dava aulas de violão, juntamente com Carlos Lyra. Uma de suas alunas foi Nara Leão. Em 1961, com Ronaldo Bôscoli, compôs um de seus maiores sucessos: O Barquinho. Foi essa música que o levou, no ano seguinte, para o Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York.
A música escolhida para esta semana é um marco da música brasileira, composição de Tom Jobim e Vinícius de Moraes: Garota de Ipanema. Além do ótimo arranjo do Bossacucanova com Roberto Menescal, essa faixa traz a participação especial de Ed Motta, nos vocais.

1 Opiniões:

Wagner Romanha disse...
8/1/08 6:01 PM

Fala mano!
Cara, mesmo sendo do Metal, apoio toda iniciativa que leve as pessoas a curtirem a vida escutando boa música.
Abração!


Google