.

Tudo entregarei - ou - Tudo receberei?

Recentemente, ouvi Mercedes Benz, com Janis Joplin, na rádio e não pude conter um pensamento: "Esse deveria ser o hino oficial de algumas igrejas, inclusive a que está com sede em Miami...". Já anotei e aproveitei para colocar no DoxaBrasil Online esta semana, já que na próxima quinta-feira faz 37 anos que a cantora morreu.

Janis Lyn Joplin nasceu em 19/01/43. Na juventude, destacava-se pela luta a favor da integração racial. A música desta semana faz parte do álbum Pearl, que foi lançado em 1971, após sua morte. Joplin morreu aos 27 anos, em virtude de uma overdose de heroína, em um quarto de motel em Los Angeles. Drogas e polêmica eram uma mistura que fazia parte da vida da cantora, o que dá prá perceber bem em uma matéria da Trip sobre a visita de Joplin ao Brasil, no carnaval de 1970.

Sobre a música, segundo o site oficial da cantora, Joplin nunca recebeu a tal Mercedes. Mas, desfilava com um carro bem ao seu estilo. É o Porsche Cabriolet Super C 1965 da foto abaixo, obra de Dave Richards.

Oh Lord, won't you buy me a Mercedes Benz?
My friends all drive Porsches, I must make amends.
Worked hard all my lifetime, no help from my friends,
So Lord, won't you buy me a Mercedes Benz?

Oh Lord, won't you buy me a color TV?
Dialing For Dollars is trying to find me.
I wait for delivery each day until three,
So oh Lord, won't you buy me a color TV?

Oh Lord, won't you buy me a night on the town?
I'm counting on you, Lord, please don't let me down.
Prove that you love me and buy the next round,
Oh Lord, won't you buy me a night on the town?

Everybody!

Oh Lord, won't you buy me a Mercedes Benz?
My friends all drive Porsches, I must make amends,
Worked hard all my lifetime, no help from my friends,
So oh Lord, won't you buy me a Mercedes Benz?

That's it!

[Minha] Tradução livre
Senhor, por que você não me compra uma Mercedes Benz?
Todos meus amigos dirigem Porsches, não posso ficar atrás
Trabalhei duro até aqui, sem ninguém prá me ajudar
Então, Senhor, por que você não me compra uma Mercedes Benz?

Senhor, por que você não me compra uma TV em cores?
"Dialing For Dollars" [programa da TV americana] está tentando me encontrar
Eu espero pela entrega, em até três dias
Então, Senhor, por que você não me compra uma TV em cores?

Senhor, por que você não me compra uma noite na cidade?
Eu conto contigo, por favor, não me deixe na mão
Prove que você me ama e pague a próxima rodada
Então Senhor, por que você não me compra uma noite na cidade?

Senhor, por que você não compra uma Mercedes Benz?
Todos meus amigos dirigem Porsches, não posso ficar atrás
Trabalhei duro até aqui, sem ninguém prá me ajudar
Então, Senhor, por que você não me compra uma Mercedes Benz?

É isso aí!


Versões
Confira a versão feita pelo Lenine com o trompetista Giorgio Li Calzi:


(Fonte: Outra Via)

E assista uma outra versão, "video remix", com banda:

0 Opiniões:


Google