.

Padocas

Pão com manteiga na chapa, croissant, misto quente, sucos diversos, petit fours. Eu sou fã de uma padaria. Sempre que mudo de região no serviço, já faço um reconhecimento de área para descobrir onde está a padoca mais próxima. Hoje, vou escrever sobre algumas das minhas padarias favoritas:

Santa Efigênia
Esta padaria foi inaugurada em 1956, quando a região central ainda era nobre. Hoje a rua é conhecida pelos eletrônicos, artigos para computador e iluminação e por ser uma região deteriorada, embora em processo de recuperação. A padaria fica no começo da rua Santa Ifigênia, bem próximo à igreja de mesmo nome. Além da parte de pães e doces e da lanchonete, também tem um restaurante por quilo.
Destaques: Sanduíche Italiano - Salame, mussarela de búfala, tomate seco e manjericão no pão tipo ciabatta ou baguete. Para acompanhar, um suco de limão com hortelã.
Endereço: Rua Santa Ifigênia, 57 - Centro.

Santa Tereza
Segundo consta, esta é uma das padarias mais antigas de São Paulo. Está instalada na casa onde morou o Dr. João Mendes de Almeida, juiz e, depois, político - que dá nome à praça e ao Fórum Cível Central. Inaugurada em 1872, recentemente sofreu um grande processo de modernização, com a abertura de um caprichado salão na parte superior.
Destaques: Coxa creme, canja e o Pedrosa, um dos funcionários mais antigos.
Endereço: Praça João Mendes, 150 - Centro.

Polar
Outra padaria tradicional, a Panificadora Polar está no centro de Santana desde 28 de junho de 1928. Minha avó conta do tempo em que descia de bonde e era cliente dessa padaria. Nessa época já era o point da Zona Norte, para comer uma pizza ou tomar sorvete com os amigos.
Destaques: Pizza e a feijoada.
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 1.973 (esquina com a rua Doutor César).

Leão XIII
Na Zona Norte, esta é uma daquelas padarias que você se perde entre as tortas salgadas e doces, rocamboles e quitutes diversos. Pizzas e o tradicional frango assado também estão presentes. Para eventos, várias opções de recheios para o pão de metro.
Destaques: Torta de frango com palmito, torta de ricota e os rocamboles.
Endereço: Rua Sóror Angélica, 449 - Casa Verde.

Gran Royalle

Ainda na Zona Norte, esta padaria está localizada entre um mar de prédios e o Campo de Marte. Tem a companhia de um simpático Fran's Café de um lado, de uma Blockbuster, do outro, e de uma farta banca de jornais, à frente. Ou seja, é um ótimo ponto de parada, a qualquer hora do dia. Além do mais, como a avenida está sempre movimentada, a padaria paga meia hora de estadia no estacionamento ao lado.
Destaques: Café da manhã self-service e ampla variedade de doces e salgados.
Endereço: Avenida Brás Leme, 2335 - Santana.

Benjamim Abrahão
Esta padaria descobri nos meus tempos de Mackenzie. É daquelas que a pessoa engorda só de passar na calçada. O cheiro atrai qualquer um que passar por perto. E, depois de fisgado, a variedade de pães é de deixar tonto. Fundada em 1987, no chique bairro de Higienópolis, seu nome real é Mundo dos Pães. À sua frente, estava o sempre simpático Benjamim Abrahão, falecido em 2001. Atualmente o negócio está nas mãos de suas filhas, genros e 4 netos.
Destaques: É difícil destacar uma coisa só. Talvez, a criatividade seja um ponto interessante, ao fazer pães nos mais diversos formatos.
Endereço: Rua Maranhão, 220 - Higienópolis (atualmente presente na praça de alimentação do Mackenzie e da PUC). A qualidade também está presente na Rua Armando Penteado, 33 (Higienópolis) com o nome de Barcelona Pães e Doces, inaugurada em 1976.

Campos Elíseos
Outra padaria na região central, está na esquina das alamedas Nothman e Barão de Limeira. No horário de almoço, durante a semana, fica lotada. O café da manhã - aos finais de semana e feriados - vale a pena.
Destaques: Sanduíches na baguete e buffet de café da manhã (sábados, domingos e feriados, das 7 h ao meio-dia).
Endereço: Alameda Barão de Limeira, 872 - Campos Elíseos.

Itiriki Bakery
No centro da área oriental de São Paulo - o bairro da Liberdade - a Itiriki é uma padaria de chineses, com nome em inglês (Bakery = padaria) e especialidades japonesas e brasileiras! A novidade é que nessa padaria você não precisa esperar para ser atendido. É praticamente tudo self-service. Na entrada você pega uma bandeja e, com uma pinça gigante, vai percorrendo o corredor para escolher seus quitutes e bebidas.
Destaques: Doces de feijão, pães de melão, tortinhas doces, pedaços de bolos com tamanhos inacreditáveis. Para acompanhar, sucos com pobá, uma espécie de sagu gigante (foto).
Endereço: Rua dos Estudantes, 24 - Liberdade (próximo à estação de metrô)

Diferencial
Com certeza esqueci de algumas padarias tão boas como as acima. Procurei usar apenas a memória de locais onde fui e gostei. Neste ponto, além de um bom visual (interno e externo) e da qualidade dos produtos, um grande diferencial em qualquer uma delas é o atendimento. Geralmente são aquelas padarias que os clientes tradicionais conhecem os garçons e caixas pelo nome e também são reconhecidos, por funcionários prestativos e simpáticos. Ou seja, não basta oferecer qualidade e variedade nos produtos e fazer uma grande reforma visual pois, se o cliente for mal atendido, tudo vai por água abaixo.

E você?
Você conhece alguma dessas padarias? Qual sua opinião sobre ela? Ah! A sua padaria preferida não foi relacionada? Então deixe seu comentário, de preferência com o endereço da sua padoca, para que eu e os leitores do Doxa possamos passar por lá qualquer dia desses.
Bom, eu ainda não almocei. Fiquei escrevendo e pesquisando tantos sites que fiquei com água na boca. Não resisti. Já estamos terminando de arrumar a família e adivinhe onde vamos almoçar hoje???

1 Opiniões:

Pablo Ramada disse...
21/10/07 5:37 PM

Padaria é coisa de paulista que invadiu o Brasil afora, quem não gosta de uma bem legal?


Google