.

A volta da Roda dos Expostos?

Acredito que muitos dos leitores que acompanham meu blog e minha história sabem que fui abandonado recém-nascido no hospital e adotado na modalidade "à brasileira", ou seja, extra-judicialmente.
Nas últimas semanas, acontecimentos com recém-nascidos aqueceram a imprensa. Por isso, não vou escrever muito. Gostaria de saber a opinião do leitor do DoxaBrasil sobre o parto anônimo, aquele em que a gestante faz o pré-natal, dá a luz e depois entrega o recém-nascido para adoção, já no hospital, sem precisar se identificar. Segundo veiculado, o Comitê dos Direitos das Crianças das Nações Unidas considera o parto anônimo uma violação ao direito da criança de conhecer sua identidade. Por isso, a Espanha aboliu esta prática da legislação. França, Itália, Alemanha e Bélgica, porém, ainda a adotam. Agora, será que jogar uma vida no rio ou no lixo não é uma violação do direito à vida? É a mesma pergunta que faz Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM): "Saber a origem genética é importante. Mas não saber é melhor do que ser jogado no lixo ".
A Roda dos Expostos, do título deste post, faz referência a um artefato de madeira, existente nas paredes, principalmente, das Santas Casas de Misericórdia, onde a mãe (geralmente mães solteiras), do lado de fora, deixava a criança e girava, sinalizando para que alguém, do lado de dentro, pegasse o recém-nascido, cuidasse e encaminhasse para adoção. Embora desativada há muito tempo (década de 50), a Roda ficou conhecida graças à novela Terra Nostra, onde foi colocado o filho da personagem Juliana (Ana Paula Arósio) com o personagem Matheu (Thiago Lacerda).

Leia mais sobre o assunto em:
Especialistas divergem sobre proposta de adoção anônima
Médico que foi abandonado bebê concorda com a proposta

O tema vai ser objeto de debate no VI Congresso Brasileiro de Direito de Família, promovido pelo IBDFAM (entre 14 e 17 de novembro, em Belo Horizonte).

Curioso
Um asteróide está na rota de colisão da Terra e você tem uma hora de vida. O que você faria com seus últimos 60 minutos?
Confira alguns dados desta pesquisa feita pela editora Ziji Publishing, segundo a agência Reuters, para o lançamento do livro Cloud Cuckoo Land, de Steven Sivell.

Esclarecimento: Este seria o post de sábado, porém como estarei em viagem, adiantei para hoje.

1 Opiniões:

55 disse...
14/10/07 4:06 PM

Fala Fabio!
Há um MEME para tu no meu blog...
olha lá depois...
abraços
=]


Google