.

Parabéns prá você, prá mim, prá Piauí!

A revista Piauí vai completar um ano de existência. Confesso que me mantive distante dela durante todo esse tempo. E confesso, também, que foi por puro preconceito, uma vez que não imaginava o que poderia dar uma publicação fruto da união do Grupo Abril com o cineasta João Moreira Salles.
Mas, não resisti e comprei o exemplar de número 12 (Setembro). Publicada pela Editora Alvinegra (RJ), a revista tem como diretor-responsável, o publicitário Enio Vergeiro. A proposta inicial seria um tipo de "new journalism" ou o chamado jornalismo literário, recheado com crônicas, perfis e ficção.
À primeira vista, agradou. Muito embora, tenha um perfil elitista, já que muito do perfil de uma revista está nos seus anúncios. Itaú Personalité, Aracruz, Vale do Rio Doce, Ray-Ban são alguns deles. Mas, pasmem (!), têm até um anúncio da edição especial de Caros Amigos!!! Aliás, o tamanho da Piauí é muito semelhante a da Caros Amigos, porém com uma qualidade fotográfica de impressão muito melhor. Só a diagramação que achei meio "quadradona": quatro colunas praticamente em toda a revista.
Porém, para conhecer bem a revista, é necessário tempo. Muito tempo! No meu trajeto de metrô "Palmeiras-Barra Funda - Sé" não consegui finalizar nem uma matéria. E fiquei ansioso por chegar ao final. Por isso, já achei bom. Em tempos de notas telegráficas e textos superficiais, a Piauí surge com bastante conteúdo. Sobre a qualidade? Escrevo assim que terminar de ler...


Rapidinhas...

Notícia banguela
Não sei o que é pior. A notícia ou a publicação dela... Saiu no Estadão. No edital para concurso da Guarda Municipal do Rio saiu que "é considerado inapto para a função o candidato que tiver menos de 20 dentes - 10 na arcada superior e 10 na inferior".

Não jogue dinheiro fora
Desculpe, mas vou na contra-mão dos leitores que se rasgaram em elogios à Revista da Semana, da Editora Abril. Aliás, a nota da edição desta semana afirma que não haverá mais página das cartas dos leitores na edição impressa, que aparecerão apenas na Internet.
Com o mesmo nome de um semanário político brasileiro editado entre 1900 e 1962, no final de agosto passado, a Abril lançou uma "nova" revista que é justamente o inverso de tudo que escrevi sobre a Piauí. Superficial ao extremo, não vale suas 42 páginas com tudo sobre nada e nada sobre tudo. Ainda mais, verificando-se que o acesso à edição digital é livre.

Na faixa
Já que o assunto é economia, os leitores assíduos da versão digital do The New York Times não precisarão gastar mais US$ 49,95 por ano ou US$ 7,95 por mês para utilizar s serviços do TimesSelect. Segundo a Gazeta Mercantil, o jornal "anunciou ontem que não cobrará mais pelo seu serviço de internet TimesSelect, tornando gratuito o conteúdo do jornal e das notícias vinculadas em seu portal, inclusive opiniões de colunistas e todo seu arquivo, datado desde 1987".

Bodas de Prata
Neste mês, completou 25 anos o jornal estadunidense USA Today. É interessante observar que este jornal não pertence a um grupo familiar, mas sim ao grupo Gannett, proprietário da maior cadeia de jornais dos EUA, que teve seus primórdios nos idos de 1906, com Frank Gannett.
O USA Today é considerado o jornal mais vendido nos EUA, com um público estimado de cinco milhões de leitores diários. Segundo o Observatório da Imprensa, "o objetivo original do fundador Al Neuharth, de um 'jornalismo de esperança', ou seja, de ênfase nas boas notícias, modificou-se com o passar do tempo, mas não foi abandonado. Nos primeiros anos do USA Today, Neuharth ainda exigia que a cobertura refletisse a diversidade; desta forma, mulheres e minorias tinham de estar diariamente em destaque na primeira página. Hoje, esta norma foi atenuada, mas não eliminada. (...) A média de idade dos leitores do diário é de 10 anos a menos que os de outros jornais".

Capa da Semana
A capa desta semana vai para o jornal aniversariante, USA Today:

1 Opiniões:

Unknown disse...
21/9/07 8:58 AM

Olá Fábio! Parabéns pela sua página! Muito bonita, muito leve, de muito bom gosto! Já a tinha visto antes mas só agora prestei mais atenção e resolvi dar os parabéns! A Internet tb deve ser espaço de coisas boas, culturais e feitas com critério eficaz. E as músicas são para inspirar...

Grande abraço,
José Roberto


Google