.

Multisonoridade

O homenageado desta semana começou a estudar piano aos cinco anos. Nascido em 05/12/44, também estudou flauta, clarinete e violão. Além de multi-instrumentista, compositor e arranjador, o brasileiro Egberto Amin Gismonti é um dos responsáveis por construir uma ponte entre a música erudita e a popular, entre o final da década de 60 e início de 70 do século passado, além de trazer criatividade e originalidade em suas composições.
A música que você ouve essa semana no DoxaBrasil Online é O gato, do primeiro trabalho gravado por este músico, que recebeu o título de Egberto Gismonti (1969). É a faixa 1 do lado 2 (a capa do disco está reproduzida ao lado - esses dados vão especialmente para alguns amigos...).
Esta primeira gravação veio depois que Gismonti chamou a atenção do público e da crítica, em outubro de 1968, com a música O Sonho, em um festival da TV Globo do Rio. Ainda neste ano, ele foi para a França, onde ficou até 1971, oportunidade em que estudou música dodecafônica com o mestre Jean Barraqué.
Saiba mais sobre Egberto Gismonti e assista uma de suas memoráveis performances:

0 Opiniões:


Google