.

ראש השנה

Feliz Ano Novo!
Não, eu não enlouqueci. Na verdade, ao pôr-do-sol de hoje, a comunidade judaica comemora o Rosh Hashanah, a entrada no ano 5768. Lendo algo sobre o assunto, descobri que amanhã (quinta - 13/09), a Comunidade Shalom realizará o serviço de Tashlich, às 16h, no Parque do Ibirapuera. O ritual de Tashlich é realizado no primeiro dia da Rosh Hashanah, nas vezes em que este não coincide com shabat. O costume indica ir até um lugar que tenha água natural corrente (lagos, rios ou mar) e peixes, com a finalidade de meditar, cantar e recitar alguns salmos, especialmente Miquéias 7:19, que afirma: “E jogarás (tashlich) teus pecados nas profundezas do oceano”.
Após o toque do shofar (espécie de trombeta de osso como o da foto acima), lançam-se migalhas de pão na água, simbolizando as faltas cometidas durante o ano que se encerra, que serão carregadas, simbolicamente, pela água, juntamente com as culpas. A água faz parte dos rituais judaicos de purificação, como nos os banhos de imersão, realizados em momentos e cerimônias especiais.
É interessante o período que precede o Rosh Hashanah até o Yom Kippur (Dia do Perdão) é o prazo para o judeu pedir perdão a todos e, também, perdoar. Só depois disso é que ele poderá dirigir-se a Deus, para clamar pelo perdão divino.
(Fonte: Texto adaptado da Comunidade Shalom)

Dica
O Segredo, hoje (12/09), às 19h30,
na Saraiva Megastore do Shopping Morumbi:

0 Opiniões:


Google