.

"O Segreso é baboseira"

Mais de cem pessoas estiveram ontem à noite na Saraiva Megastore do Shopping Morumbi, participando do debate sobre a Lei da Atração e O Segredo, livro organizado por Rhonda Byrne.
Para esquentar o bate-papo, esteve presente o americano Ed Gungor, autor do livro Muito Além do Segredo, lançado pela editora Thomas Nelson Brasil. No livro, o escritor faz uma análise do livro de Byrne, sob a ótica cristã. Para compor a mesa, foi convidado o xará de Gungor, o teólogo brasileiro Ed René Kivitz, cuja opinião (uma delas...) sobre O Segredo está expressa no título deste post. Mediando o tiroteio, ou melhor, a conversa, estava o jornalista, blogueiro - e nosso confrade - Sérgio Pavarini, do PavaBlog, com suas perguntas sempre "cabeludas"...
Foi muito interessante assistir a desconstrução de um mito, ainda mais quando este mito encontra-se há muito tempo na lista dos mais vendidos nos EUA e no Brasil. Alguns olhares e alguns "oh!" e "nossa!" foram ouvidos na platéia, principalmente nas palavras do incisivo Ed "brasileiro", afirmando que a tese da Lei da Atração vai totalmente contra à base judaico-cristã do conceito da espiritualidade e do divino e é só mais um livro de auto-ajuda como qualquer outro do gênero. Claro que alguns abafados "yes!", "é isso mesmo!", também puderam ser percebidos.
No mais, o tempo foi curto e o espaço pequeno, para conter as interrogações e as pernas cansadas dos que ficaram em pé mas, mesmo assim, agüentaram firme e atenciosamente até o final, pois o tema era envolvente e as idéias apresentadas, inquietantes e reflexivas.
Para quem quiser ter um gostinho do que foi a programação, ainda para esta semana o Pavarini promete publicar algumas questões levantadas pelo público e as respectivas respostas dos debatedores, no PavaBlog.

Dica
Se você quiser conhecer mais sobre as ótimas publicações da Thomas Nelson, aproveite o sorteio que meu amigo Luis Fernando vai fazer este mês no seu blog: Check List para viver o Cristianismo hoje. Desta vez, o prêmio será o livro Os Evangelhos Perdidos. Para saber mais, acesse o blog do Luis.

0 Opiniões:


Google