.

Lo(u)cações

A maravilha da tecnologia digital fez com que se simplificasse (ao menos um pouco) a arte do cineasta. Muito embora, ao meu ver, a arte do cinema esteja muito ligada à fotografia, ao efeito da quantidade de quadros por segundo, etc. e tal. Tudo bem que muitos vão falar que o cinema captado digitalmente está para o cinema, digamos, artesanal, como o CD está para o disco de vinil e, o tal do espectro de frequências que se perdem, só são audíveis para aqueles que viveram avidamente o século recém-passado. Então, eu jogo a toalha. Mas não deixo de guardar meus "bolachões" prá tocar num toca-disco (se preferirem, pick up) Sharp...
Mas, voltando ao assunto, graças ao advento da câmera digital, o trabalho de filmagem tornou-se menos trabalhoso. Já fiquei em um set de filmagem, em uma parte do último filme do Marcelo Masagão, Otávio e as Letras, que foi exibido em Gramado e provavelmente chegue ao circuito no início do ano que vem. E hoje, voltando do almoço, não contive a curiosidade e assisti um pouco da gravação de cenas de um filme. As locações foram no centrão paulista.
Já havia muitos curiosos de plantão e eu não estava entendendo nada, afinal as aglomerações são comuns no centro de São Paulo. Mas o que me chamou a atenção foi um padre fumando e acendendo o cigarro de um camarada maltrapilho. Aí eu parei mesmo. Será uma manifestação? Não, já vi alguns cabos e câmeras digitais circulando e não eram câmeras de emissoras de TV. Então, será que é um comercial? Outros falavam que era cena de novela. Para não ficar na dúvida, fui perguntar.
Era a gravação de cenas para o filme Sem Fio, de Tiaraju Aronovich e Vaner Micalopulos. E, se não me engano, o tal padre era o ator Manoel Lima (foto acima). O filme é produzido pela Reticom Filmes e Escola de Cinema. Além do site oficial, tem também um blog do filme.
Vote em mim
Inscrevi o DoxaBrasil no concurso The Best of the Blogs (The BOBs). Modéstia à parte, conto com seu voto!

4 Opiniões:

Maya Felix disse...
15/9/07 4:35 PM

Obrigada por sua visita e por seu comentário, estou aqui retribuindo.

Um abraço fraterno,

Maya

Maya Felix disse...
16/9/07 11:45 PM

Fábio, vou colocar seu blog lá nos meus "recomendados". Se você quiser fazer o mesmo eu não vou reclamar! :)

Boa semana!

Fraternalmente,

Maya

manoel disse...
29/10/07 5:08 PM

Fábio,
Sou o ator Manoel Lima, aquele padre fumando nos intervalos da gravação do "Sem Fio" e numa pesquisa casual deparei com seu blog, por sinal muito bem feito, e sua "reportagem" sobre nossas gravações no centro da cidade.
Valeu. Muito obrigado.
Mais uma vez, parabéns pelo Blog.
Sucesso sempre.
Abraço
Manoel Lima

Erick Santos de Jesus disse...
4/2/08 5:52 PM

Fábio seu blog é concerteza,
muito bom!!
também gosto das grandes cidades ultimamente tenho colocado algumas
fotos de Sampa no meu blog.
Abraço!


Google