.

A Voz

"Não se preocupe. Seja feliz". Com estas frases e uma melodia assobiada, era quase impossível não tirar um sorriso do rosto de quem ouvia Bobby McFerrin (Foto: Stewart Cohen). O ano era 1988 e com Don't Worry, Be Happy, o cantor recebeu o prêmio Grammy (melhor música, melhor vocal pop masculino).
Nascido em 11 de março de 1950, McFerrin radicou-se em Nova York. Eu não sabia, mas descobri que o pai do músico - Robert McFerrin - foi um renomado barítono que tornou-se o primeiro cantor negro de prestígio na ópera, sendo o primeiro a cantar no New York Metropolitan Opera.
Se o pai entrou para a história da música estadunidense, Robert "Bobby" McFerrin Jr. alcançou fama com o lançamento de seu segundo álbum, simplesmente intitulado The Voice (1984). É desse trabalho que tirei o arranjo para Blackbird, clássico de Lennon e McCartney, que vocês curtem esta semana no Doxa Online (essa versão foi gravada ao vivo em um show na cidade de Mannheim - Alemanha).
Com uma tessitura (extensão vocal) fora do comum, que alcança quatro oitavas, McFerrin ainda trabalha com a percussão corporal e cria diversos - e divertidos - efeitos com sua voz. Aliás, para quem quer se divertir, no site oficial do cantor é possível ser o "maestro" de duas músicas. Confira.
Uma observação. Se você ouvir e não gostar, não deixe de assistir. Particularmente, prefiro os shows de Bobby McFerrin, pois a performance de palco também faz parte do espetáculo. No YouTube há alguns shows, mas aqui você pode conferir o clip produzido para Don't Worry, Be Happy.

2 Opiniões:

vitorferolla disse...
8/4/08 8:06 PM

Também estou lendo um livro do Dallas Willard: "A Grande Omissão" mt bom mesmo!


Abração
Fique na Graça

Alice disse...
8/4/08 10:17 PM

Gostei, e muito !!!
Abraços
Alice


Google