.

Até que se prove o contrário

Pretendia escrever algo sobre o triste caso da menina Isabella Nardoni. Mas, preferi reproduzir o artigo de Luis Antonio Magalhães, publicado no seu blog Entrelinhas (republicado no Observatório da Imprensa). Na sequência, Magalhães colocou uma opinião do Clóvis Rossi (Folha de S. Paulo).

JORNALISMO POLICIAL
O caso Isabella Nardoni
é uma nova Escola Base?

Por Luis Antonio Magalhães

O episódio da morte da menina Isabella Oliveira Nardoni, de 5 anos, que está comovendo o país, e é um desses casos policiais repletos de mistérios e que pode até ter um final surpreendente. A partir da história contada pelo pai e pela madrasta da menina à polícia, as suspeitas se voltaram justamente contra o casal, especialmente o pai: segundo o relato, ele teria subido para o apartamento com Isabella já adormecida, colocado ela na cama, trancado a porta e retornado para a garagem a fim de ajudar sua mulher a subir com os dois filhos do casal, meio-irmãos da garota. Quando enfim os dois voltaram ao apartamento com as crianças, a porta estaria aberta, a luz do quarto dos irmãos de Isabella acesa, e a rede de proteção, cortada. Por ali a menina teria sido jogada para a morte.

Uma série de indícios, porém, colocaram em xeque a versão do pai e da madrasta: havia vestígios de sangue no apartamento, Isabella parece ter morrido por asfixia e quebrou apenas um pulso na queda. Há também o relato de vizinhos que teriam ouvido a menina gritar "Pára, pai! Pára, pai!". Tudo isto deu motivo para que uma delegada que acompanha o caso tenha chamado o pai de Isabella de assassino na saída do depoimento à polícia. Segundo informação publicada nos jornais, há entre os investigadores quem acredite que Isabella sequer foi jogada pela janela.

A soma dos indícios sem dúvida pode levar o público a desconfiar da história contada pelo pai e pela madrasta da criança morta, mas não pode de maneira alguma permitir que os responsáveis pela publicação das reportagens sobre o caso tratem o casal como culpados ou mesmo suspeitos em um momento tão inicial das investigações.

Condenado a priori

Quando estourou o caso da Escola Base, hoje um exemplo estudado nas faculdades sobre o que não deve ser feito em matéria de jornalismo policial, um único jornal desconfiou da história e se recusou a dar uma linha sobre a cascata. Quando o caso foi elucidado e a inocência dos donos da escola restou provada, houve quem sugerisse que o hoje extinto Diário Popular recebesse, naquele ano, o Prêmio Esso de jornalismo pela não publicação das matérias.

Tempos depois, o Diário Popular foi vendido para as Organizações Globo e mudou de nome para Diário de S.Paulo. Pelo visto, mudou também de caráter: a primeira página reproduzida abaixo, da edição de terça-feira (1/4), configura um verdadeiro crime contra o bom jornalismo. Não se trata aqui de defender o pai de Isabella – ele pode até ser culpado pela morte da filha –, mas de constatar que a capa do Diário fere os princípios mais básicos da ética jornalística e da presunção da inocência.

Um cínico pode alegar que tudo que está na manchete do jornal é verdadeiro, o Diário não veiculou informação falsa nem acusou peremptoriamente o pai de Isabella de assassinato. Sim, e provavelmente esta capa passou pelo departamento jurídico do jornal para avaliar se ela poderia ser objeto de processo. A manchete certamente também cumpriu o objetivo de fazer o jornal vender mais. Os responsáveis pela publicação sabem, também, que esta manchete destruiu a reputação do pai de Isabella. Ainda que no final das investigações o assassino seja outra pessoa, como bem observou na terça-feira (2/4) o jornalista Clóvis Rossi na Folha de S.Paulo (ver íntegra abaixo), o pai de Isabella já foi condenado pela imprensa. No caso do Diário de S.Paulo, foi condenado e exposto com requintes de crueldade.

Lição esquecida

Para o advogado do casal, a menina realmente gritou, mas foi por ajuda: teria sido algo como "Pára, pára! Pai, pai!", o que também faz sentido se ele estivesse sendo atacada por uma terceira pessoa. A quem mais ela poderia recorrer senão ao pai?

O Diário de S.Paulo apostou todas as suas fichas em uma hipótese, a de que o pai de Isabella está envolvido na morte da filha. Se ele de fato estiver, o jornal tripudiou sobre um assassino. Se não estiver, acabou com a vida de um homem inocente. O bom jornalismo poderia evitar este tipo de atitude intempestiva. Ao que parece, a lição da Escola Base já começou a ser esquecida.

***

Leviandade é crime

Clóvis Rossi # copyright Folha de S. Paulo, 2/04/08

Se o poder público brasileiro (no caso, o paulista) adotasse o devido rigor, puniria o delegado responsável pelo caso da menina Isabella Oliveira Nardoni, 5 anos, morta no sábado, por colocar o pai como suspeito.

No fundo, estamos diante de uma gênese idêntica ao escândalo da Escola Base, no qual a mídia foi crucificada, com toda a justiça. Mas faltou mais alguém na cruz: o delegado responsável pela investigação do caso.

Vamos rebobinar um pouco a fita e analisar as circunstâncias em que se deu a desumana crucificação dos responsáveis pela escola, apontados como abusadores de crianças.
Quem detinha, com exclusividade, todas as informações? O delegado.

Ninguém mais. Quem repassou as informações aos jornalistas, coletivamente? O delegado. Aos jornalistas, restava um de dois caminhos: duvidar ou acreditar (claro que me refiro aos jornalistas de boa-fé; os que têm índole sensacionalista não precisam acreditar ou duvidar de nada para dar vazão à índole).

Mais: se duvidassem e decidissem não publicar, seria preciso que todos tivessem idêntico comportamento. Um só que publicasse já estaria provocando o dano à reputação dos donos da escola.

Agora é um pouco a mesma coisa.

O delegado deu entrevista que a Rede Globo, pelo menos, pôs no ar (não vi outros telejornais, mas suspeito que todos o tenham feito).

Adiantaria alguma coisa se a Folha, digamos, não publicasse a acusação ao pai da menina?
Salvaria a face do jornal, mas não salvaria o principal, que é a reputação do pai.

Nem importa, no caso, se vier a se comprovar que o pai é mesmo culpado. Não cabe ao delegado, ao menos nesta fase da investigação, dizer quem é ou não suspeito.

Se o pai for de fato culpado, será punido ao fim da investigação. Se for inocente, já está punido.

Capa da Semana
Não é por ser criativa. Nem por ser original. Mas, sim, pela lição de anti-jornalismo, a capa desta semana vai para o Diário de S. Paulo.

3 Opiniões:

Anônimo disse...
3/4/08 10:01 AM

Texto dez. Disse tudo que eu gostaria de dizer, sobre o caso em si, sobre o antigo e malévolo caso da Escola de Base com as canastrices da imprensa, exceto do Diário Popular e acrescento, o Carlos Nascimento era repórter da Globo, na época e mandou lenha na fogueira daquela injustiça e hoje se faz de morto, e sua análise sobre o papel atual do Diário de São Paulo, agora em mãos globais, coroa seu belo texto. Parabéns!

Fábio disse...
3/4/08 11:11 AM

Valeu, caro Lou! Bom saber que o wireless está com bom sinal aí na gruta... rs...
Mas, só para que fique esclarecido, o texto é do jornalista Luis Antonio Magalhães, editor de Política do jornal DCI, editor-assistente do Observatório da Imprensa e que mantém o blog Entrelinhas onde, já escreveu mais sobre o caso Isabella.
Quando eu li o texto, pensei "o que mais eu escreveria?" e por isso optei por publicá-lo na íntegra. É realmente fantástico. Pena que o fato seja vergonhoso para a classe jornalística.
Um grande abraço!

Anônimo disse...
3/5/08 7:38 PM

demorou mas encontrei aqui algo verdadeiro para ser lido e deixo aqui meus parabens pelos comentário sobre esse terrível caso que é o da pequena Izabella.Sempre acreditei no fato de que todos são inocentes até que se prove o contrário.Desde que começou essa história e a condenação antecipada do casal Nardone, venho me lembrando do caso da Escola Base, onde os donos foram previamente condenados pela população pagou caro e muito caro pelo erro de pessoas que estavam alí pra fazer justiça e não o fez, pois se deixou levar pelo sensacionalismo. Deixo aqui meu repudio a todos os canais televisivos e escritos que deram motivos a população para condenar a família Nardone antes mesmo que se prove o contrário.Nesse sentido fico muito triste em saber que nada mudou nesses nossos 500..anos.
Não crescemos e pelo visto não aprendemos.


Google