.

Novembrinas

Começamos mais um mês, aliás o penúltimo deste ano. E hoje acordei com vontade de escrever um pouco. Aí vão alguns tópicos do dia:

- Ontem estranhei o barulho de helicópteros perto de casa. Olhei pela janela e vi que cobriam uma área bem próxima de onde moro. Graças à tecnologia, não precisei sair correndo de casa para ver o que tinha acontecido. Enquanto às emissoras abertas continuavam na sua programação normal, a Record News e a Globo News já divulgavam aquilo que nem elas sabiam direito, confiando nos depoimentos das testemunhas "quase" oculares. De qualquer forma, é impressionante quando um evento desses acontece próximo à sua janela. Há uma ou duas semanas, eu e minha família almoçamos em um restaurante que fica uma quadra de distância do local dessa tragédia. Como afirma o dito popular: "Para morrer, basta estar vivo". Digo isso, pensando também no homem que morreu quando uma árvore atingiu seu carro e outro, quando um raio atingiu seu guarda-chuva, ainda na semana passada, devido às fortes chuvas.

- Se você leu o post Not Guilty, da semana passada, talvez ache minha postura meio controversa. Talvez o seja. Mas, eu esperava o tipo de matéria divulgada ontem pela Rede Record, no programa Domingo Espetacular (aliás, repetida em parte hoje pela manhã, no Fala Brasil), que aborda os casos de pedofilia no clero. A matéria em nenhum momento menciona o caso do padre Júlio Lancellotti, porém é óbvio que aproveitou o momento e as suposições. Por outro lado, gastou grande tempo mostrando um caso no Brasil e partes de um documentário da BBC, que aborda o assunto. Não que esse tipo de matéria devesse ser descartada ou minimizada. O problema é centralizar o ataque - mesmo que indireto - na igreja católica, o que torna a reportagem parcial. Particularmente, não conheço muitos casos semelhantes na meio das igrejas protestantes e suas ramificações. Mas há. Então, por que não colocá-los, até para mostrar se há uma grande diferença de números de casos entre uma e outra? Ou mostrar como a liderança da igreja católica e das igrejas protestantes lidam quando se descobre um caso desses, se são omissas e corporativistas ou punem os infratores e tentam criar formas para dificultar novos casos. Infelizmente, enquanto jornalismo e religião não se desmembrarem, a Rede Record ainda vai ficar atrás, talvez não em qualidade ou audiência, mas em ética e imparcialidade - pelo menos a tentativa, já que imparcialidade total é impossível.

Dicas
- Começa nesta noite o I Fórum Nacional de Cristianismo Criativo. Entrada Franca. Debate garantido. Hoje, com a presença de um amigo pessoal, Volney Faustini, e com o som fantástico do músico Jorge Camargo, em um pocket show. Às 19h, no auditório da Livraria Cultura Shopping Market Place (Avenida Chucri Zaidan, 902 - Morumbi). Saiba mais.

- Se você curte jazz, não perca nesta terça-feira o Trio Solitude, no bar e restaurante Mão Santa: Rua Mourato Coelho, 816 - Vila Madalena - São Paulo. Participação especial: Susana Rocha.

1 Opiniões:

Pavarini disse...
5/11/07 1:49 PM

Aê Fábio.

Sem resistir ao trocadilho pra lá de infame, a Record está deixando a retaguarda aberta no caso da cobertura do caso envolvendo o padre Lancellotti.

Há tempos, publiquei uma nota s/ uma entidade (sem trocadilho, desta vez) que atende mulheres e adolescentes vítimas de abuso e violência. Fica na Zona Leste paulistana e não me lembro o nome.

Entrevistaram a responsável pela casa e ela revelou que a maioria dos casos de abuso e violência são cometidos por evangélicos. E ressaltou: "muitos deles pastores, obreiros e pregadores".

É preciso apurar tudo o que rola por trás (ops!) dessas denúncias, sejam os envolvidos de qq tipos de crença.

Abs, cara.


Google