.

Fórum

O I Fórum Nacional de Cristianismo Criativo está a todo vapor. Embora o tema criatividade não tenha sido tão discutido diretamente, ao debater sobre arte e sobre cristianismo sempre é possível alguma conclusão indireta sobre a forma de pensar e agir da igreja e dos cristãos na atualidade.
No primeiro dia (05/11), nosso confrade Volney Faustini falou sobre arte, abordou a questão da literatura e debateu um pouco com o músico Jorge Camargo e com o Whaner Endo (da W4 Editora). O mediador foi Nelson Bomilcar. Veja aqui algumas fotos. Frases do dia:
"Toda arte e cultura foi criada por Deus e distorcida na queda".
"A igreja [atual] é irrelevante".
"É preciso [na arte] buscar a integridade e a excelência".
"A igreja se torna um vampiro [em relação aos artistas]".

No dia 12/11 foi a vez do músico Gerson Borges e do compositor “Wolô” Boruszewski falarem um pouco sobre poesia, criação e arte em geral. A mediação foi de Sérgio Pavarini. Fotos e frases:
"A poesia envolve: escrever, desfrutar, vivenciar".
"Pode-se oferecer [a arte] a Deus, ao próximo e a si mesmo".
"Arte é forma".

Ontem, 19/11, enquanto os paulistas estavam "ensanduichados" entre dois feriados, não sobrou lugar - nem no chão - para o debate sobre teatro, com a presença do trio de confrades: Carlos Eduardo (foto esquerda) e Wilson Tonioli (foto direita) - no debate - e Sérgio Pavarini - na mediação. Confira outras fotos do evento. Alguns fragmentos:
"A arte faz parte do nosso dia-a-dia (...) o homem está inseparavelmente ligado às artes".
"A música está muito mais presente no cotidiano das pessoas do que o teatro".
"Não sei se existe teatro cristão".
"A arte exige uma resposta [do seu público]".
"A igreja sempre quer entender [a arte]".
"A arte é uma enfermidade sem cura" (Paul Auster).
"No passado, o poeta não tinha medo de pensar sobre Deus".
"O sono da razão produz monstros" (Goya).
A música ficou a cargo de Glauber Plaça (de quem você pode curtir no nosso ConfraCast a música Príncipe da Paz, do CD Homens no Mar, canção inspirada na passagem de Isaías 32.18 e19.
príncipe da paz

que grande paz eu sinto agora em meu viver
não quero mais voltar ao meu
ao meu antigo ser
eis que tudo se fez novo
coisas velhas ficaram pra trás
encontrei refúgio à sombra de Deus
descanso ao coração
encontrei o seu perdão
vida nova em Cristo
única salvação

em pastos verdejantes ele me leva a andar
nos campos, lindos lírios ele me leva a olhar
mesmo em meio a grandes ondas
me convida a repousar
preocupações com o amanhã não tenho mais
pois encontrei o príncipe da paz

como é grande o seu amor por mim
eu não consigo entender
entregou-se até a morte
pra que eu tenha o seu viver

Agora resta apenas mais uma segunda-feira. Dia 26/11 o tema será Artes, Cultura e Cristianismo. Caminhos possíveis.
Estarão presentes o músico Carlinhos Veiga e o designer Wagner Archela, sob mediação de Nelson Bomilcar.

Em tempo: Acredito que eu já estou concorrendo ao prêmio "perguntador chato do evento"... (fotos: W4)


Confraria no Fórum
Fico muito feliz em estar ao lado de tão ilustres personagens. O I Fórum Nacional de Cristianismo Criativo prova isso. Uma importante e ousada iniciativa de Whander Endo, da W4 Editora, o fórum trouxe, logo na abertura, Volney Faustini, que colocou algumas perguntas sobre arte e cultura:
Somos nós a alternativa para a cultura? Nossa fé é reconhecida pelos de fora, como viva e verdadeira, autentica e frutífera, transformadora e compassiva? Diante dos desafios do mundo moderno, que tipo de progresso nossa fé e o Evangelho estão alcançando? (Leia na íntegra)

Outros confrade que se destacou foi o Wilson Tonioli, não só pelo que falou, mas pelas duas performances que apresentou, uma logo no início, surpreendendo a platéia - inclusive o mediador... E, ao final, esbanjou talento com seu filho Felipe, ilustrando algumas passagens registradas entre Jesus e seus discípulos. Na abertura dos debates, o Carlos Eduardo demonstrou sua dúvida se existe mesmo o chamado teatro cristão:
Acho que eu posso afirmar que todos nós, de alguma forma, nos relacionamos diariamente com a arte, seja ouvindo uma música no carro naquele trânsito caótico, ou andando a pé quando passamos em frente a uma escultura numa praça... eu que trabalho em plena Praça da Sé posso dizer que é imensa a quantidade de obras de artes plásticas em locais públicos, e que muitas vezes não damos a mínima atenção. (Leia na íntegra)

Nos blogs dos confrades também tem mais coisa, no Verticontes e no blog do Volney, onde destaco os posts sobre Arte (Partes  1 e 2) .

0 Opiniões:


Google