.

É fantástico?

Depois de dois projetos piloto - um chamado Almanaque Fantástico e outro já como revista -, além da edição semanal na TV, você poderá sofrer também com a edição trimestral da Revista Fantástico, com o "melhor" do foi ao ar e mais um pouco. Claro que há boas reportagens na revista eletrônica semanal, o que a fez durar 34 anos - até agora -, embora com mudanças de formatos constantes. Mesmo assim, a superficialidade é um dos pontos fracos do programa. E da revista também, nos textos curtos. Por outro lado, quando se aprofunda, a parcialidade é gritante. E, lógico, também tem alguma coisa boa.

Um exemplo de superficialidade. Na edição de 18 de novembro, o Fantástico (televisivo)apresentou uma matéria "caçando" funcionários públicos que honrassem seu serviço, trabalhando em um dia de ponto facultativo, no caso, 16 de novembro. A reportagem percorreu diversos prédios públicos, federais e estaduais e, claro, não encontrou quase ninguém. Além disso, colocou ao telespectador a "gambiarra" feita pelo poder Federal, ao passar o feriado do dia 28/10 (Dia do Servidor Público) para o dia 16/11. O problema é que colocou na mesma baciada os funcionários federais e estaduais. Esclareço: eu sou funcionário público estadual, trabalho no Poder Judiciário. Eu e meus colegas não poderíamos trabalhar no dia 16, a não ser com autorização superior expressa, o que envolveria os trâmites de segurança (abertura do prédio, luz, etc.). O que não foi esclarecido na reportagem é que nós não ganhamos esse dia de mão beijada. Na verdade, temos até o dia 17 de dezembro para compensar as horas não trabalhadas, como é público - e a reportagem saberia se acessasse o site do Tribunal de Justiça - e foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico de 26/10/2007 - Edição 104 - páginas 1 e 2, como segue:
PROVIMENTO Nº 1388/2007
O CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA, no uso de
suas atribuições legais,
CONSIDERANDO o disposto no Provimento
1.257/2006;
CONSIDERANDO que o dia 16 de novembro do corrente recairá numa
sexta-feira, ficando intercalado entre o feriado nacional do dia 15, consagrado
à Proclamação da República, e o
fim-de-semana,
RESOLVE:
Artigo 1° - Não
haverá expediente, no Foro Judicial de Primeira e Segunda Instâncias do Estado e
na Secretaria do Tribunal de Justiça, no dia 16 de novembro de 2007, funcionando
somente o
Plantão Judiciário.
Parágrafo único - As horas não trabalhadas
deverão ser repostas até o dia 17 de dezembro de 2007, podendo, ainda,
utilizar-se o servidor das horas de compensação, cujo controle ficará a
cargo dos dirigentes, mencionando-se no Atestado de Freqüência apenas a
informação relativa aos servidores que deixaram de efetuar, no prazo, a referida
reposição.
Artigo 2º - Este Provimento entrará em vigor na data de sua
publicação, revogadas as disposições em contrário.
REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE.
CUMPRA-SE.
Quem não compensa as 8 horas, tem desconto no salário. O que me intriga é que a reportagem da Globo nunca compareceu aos sábados, quando eu e meus colegas fizemos mutirão para diminuir o atraso nos processos, causado não pela ineficiência dos servidores, mas pelo número reduzido de funcionários em comparação ao número de processos distribuídos na maior unidade judiciária do país.

Ou seja, o fator que confere qualidade a um trabalho jornalístico é a apuração. Erros de principiantes não devem ser tolerados, mas às vezes podem ser compreendidos. Mas, erros vindos de uma das maiores emissoras do país, são inadmissíveis. Ainda mais quando são irreversíveis e mancham a honra daqueles que ainda trabalham para as coisas darem certo - lutando, inclusive, contra aqueles funcionários que só penduram o paletó e querem o holerit no final do mês.

Se você gosta e quiser conferir, compre a Revista do Fantástico. Eu não recomendo. Aliás, com o dinheiro, minha dica é você comprar a edição da revista Trip, que está cada vez melhor, e que nesse mês trata, entre outros temas, o especial Biosfera. Tudo bem que pode ser uma desculpa dos marmanjos para admirar belas gurias... Mas, são 178 páginas de bom conteúdo e, como está no editorial, com "zero carbono". Além da revista, confira também o PodCast do programa TripEldorado, reunindo as entrevistas do programa semanal, que vai ao ar às sextas, às 20h, na Eldorado FM.

Ah! Como este final de ano está "de matar", amanhã entro na área para colocar a Capa da Semana, ok?

0 Opiniões:


Google