.

Religião e Poder (3)

Pastor que casou filha de Bush lança site pró-democrata
O reverendo Kirbyjon Caldwell, que realizou no mês passado o casamento de Jenna, filha do presidente George W. Bush, lançou ontem um site pró-Barack Obama. O site James Dobson Does Not Speak For Me (James Dobson não fala por mim) é um golpe para Dobson, um líder evangélico defensor da direita religiosa que nesta semana disse que Obama fez uma interpretação distorcida da Bíblia, em um discurso em 2006, para "adaptá-la à própria visão do mundo, a sua confusa teologia".
O site de Caldwell, lançado um dia após Dobson fazer duras críticas sobre o discurso de Obama, encoraja os internautas a assinar um documento declarando que Dobson não os representa. "Acho que é um crime e uma vergonha que o senador Obama tenha tido de explicar o fato de ser cristão", disse Calwell em uma recente entrevista. "Critiquem sua política. Critiquem sobre posição sobre qualquer coisa, mas não questionem sua crença."
(Fonte: O Estado de S. Paulo)
Caldwell é pastor da maior das United Methodist Church, nos EUA, com mais de 14 mil membros. O interessante desta notícia é que Caldwell é amigo pessoal da família Bush - como lembra a notícia, casou a filha do presidente, no último dia 10 de maio - e considerado um dos conselheiros de George W. Bush. A igreja do reverendo Caldwell fica em Windsor Village, uma das regiões mais carentes de Houston, no Texas.
Além do sítio, Caldwell também tem sido notícias por outra atitude, como destacou o jornalista Sérgio Dávila:
Cem pastores oram por Obama toda sexta-feira
Toda sexta-feira de manhã, às 9h15 de Washington (10h15 de Brasília), 100 pastores e líderes religiosos de diversas denominações se "reúnem" por telefone e, durante 15 minutos, oram conjuntamente por Barack Obama. Eles fizeram isso anteontem, antes da reunião do comitê do Partido Democrata que decidiria o destino dos delegados de Flórida e Michigan.
A cada sexta, um deles comanda a oração coletiva. Entre eles está Kirbyjon Caldwell(...)
Do outro lado da polêmica do sítio de Caldwell, está o Dr. James Dobson, médico, professor e escritor cristão que, em 1970, abandonou sua carreira médica para se dedicar ao que proclama "defesa da família". Para isso, foi criada a organização Focus on the Family (Enfoque na Família), que tem programas veiculados em milhares de rádios nos EUA e no mundo.
O interessante é que, embora Dobson seja publicamente conhecido por seu posicionamento republicano, já afirmou que "não votará em McCain porque o candidato defendeu no passado as pesquisas com célula-tronco" e "não se empenhou o suficiente para impedir o casamento entre pessoas do mesmo sexo em seu Estado". Ao mesmo tempo, critica Obama, pois o candidato "distorceu a Bíblia e adotou uma postura 'amalucada' diante da Constituição do país" (leia na íntegra).

Parece que os republicanos cada vez mais perdem terreno. Pelo menos no terreno religioso...
Mas, tem mais gente de olho no que dizem os candidatos, principalmente no que diz Obama:
- O blog Gay Christian Movement Watch, por exemplo, tem comparado o que dizem os candidatos sobre a homossexualidade, principalmente dentro das igrejas (confira - em inglês).
- O blog republicano SaveCivilization.org destaca que a igreja de Obama é separatista, afrocêntrica e uma bizarra derivação da Teologia da Libertação (confira - em inglês).

0 Opiniões:


Google