.

Virtuose

Hoje vamos fazer barulho!!! Afinal, você deve conhecer Lars Johan Yngve Lannerbäck, não é? Nascido em Estocolmo (Suécia), em 1963, Lars é um dos maiores guitarristas vivos, principalmente no quesito virtuose.
Até setembro de 1970, Lars não se interessava muito por música. Tudo começou a mudar quando ele assistiu um especial na TV sobre a morte de Jimi Hendrix e passou a se dedicar aos estudos de guitarra. Aos 10 anos, passou a usar o sobrenome da sua mãe, Malmsteen, e, aos 14, abandonou os estudos e fez da música a sua vida, começando a trabalhar como luthier, criando, inclusive, novos modelos (atualmente é possível adquirir uma Fender® Yngwie Malmsteen Stratocaster®).
Daí para frente, foi só esperar pelo sucesso, já com o nome pelo qual é conhecido até hoje: Yngwie Malmsteen. Nome que está no mesmo patamar de músicos como Steve Vai, Joe Satriani
Além da influência de Jimi Hendrix, Malmsteen curtia Deep Purple. Mas, uma marca nas suas composições vem da influência da música clássica, principalmente Bach, Vivaldi, Beethoven, Mozart e Paganini, talvez por influência de sua irmã, que já era uma grande flautista. Tanto que, em 1997, o guitarrista conseguiu completar um trabalho que intitulou Concerto Suite for Electric Guitar and Orchestra in Eb minor, Op. 1.
Malmsteen esteve em São Paulo no final do ano passado, quando Kadu M. de Oliveira tirou a foto ao lado.
A música que você ouve esta semana no DoxaOnline é o clássico do Deep Purple Child In Time, gravado por Malmsteen no álbum Inspirations (1996). No original, a música tem mais de 10 minutos com um solo antológico de Ritchie Blackmore. Confira uma das versões executadas pelo Deep Purple nos anos 1970:

0 Opiniões:


Google