.

Teclas mágicas

Semana passada descobrimos o verdadeiro nome de Yngwie Malmsteen. Hoje será a vez de Armando Anthony Corea. Tudo bem que o sobrenome ajuda e você já deve ter descoberto que a música da semana vem das mãos, da mente e do talento de Chick Corea.
Nascido em 12 de junho de 1941, o pianista e tecladista transformou a história do jazz, sendo um dos precursores, na década de 1970, do chamado jazz fusion, filhote do electric fusion que desenvolveu na banda de Miles Davis.
Assim como Malmsteen foi fruto de um mix de rock e música clássica, Corea nasceu num berço jazzístico (o pai italiano era trompetista), mas recebeu fortes influências da música erudita, já que aos 8 anos foi aluno do pianista concertista Salvatore Sullo.
Passou por diversas bandas, mas provavalmente a que mais o influenciou foi a de Miles Davis, onde substituiu Herbie Hancock. Foi nessa época que alternou o piano acústico com o piano elétrico. Na música desta semana é possível ter um exemplo do talento de Corea em um Fender Rhodes Piano, na música The One Step, de sua autoria, faixa de abertura do álbum Friends, de 1978. Neste trabalho, Corea contou com os sopros de Joe Farrell, a percussão de Steve Gadd e o baixo acústico de Eddie Gomez.
Nos anos 1970, Corea tocou com ícones da música como Al di Meola, Stanley Clarke, mas foi em 1985 que formou o legendário The Elektric Band, com John Patitucci (baixo), Frank Gambale (guitarras), Dave Wckl (bateria) e Eric Marienthal (sax).
Não vou me estender sobre a parte técnica deste grande pianista, pois acredito que o site eJazz trata do assunto muito bem. Então só resta você ouvir e curtir.

Vote
Nas terças-feiras de dezembro do ano passado, você conferiu a série Superação. Então, resolvi que de três em três meses vou trabalhar com um tema específico. O próximo será durante o mês de março (depois junho, setembro e dezembro). E, para aproveitar a ferramenta de enquetes do Blogger, você poderá votar na ordem dos temas: vocalistas (mulheres); vocalistas (homens); música vocal; música instrumental.

Dica

Entrou no ar, ontem, o Renovatio Café. Maiores detalhes, no próprio sítio e no blog de um dos "pais" do Renovatio, o Luis Fernando.

2 Opiniões:

Anônimo disse...
26/2/08 5:09 PM

olha, apesar de gostar de música instrumental, tem todo aquele aspecto masturbatório e tal.
sou + do jazz com gass, vocal e gelo.
por isso da minha concessão ao brazilian jazz.

joão ali.

Alice disse...
27/2/08 11:56 PM

Olá !! adorei esse lugar tb !! é impressionante como tenho descoberto blogs preciosos nesse louco mundo blogosférico !!
mais abraços para ti


Google