.

Coragem

Durante minhas férias, fiquei impressionado com o filme Batismo de Sangue, dirigido por Helvétio Ratton. A fotografia é muito bonita e a preocupação em retratar fielmente o período da Ditadura proporciona uma viagem no tempo. Graças ao filme, comprei a última edição do livro homônimo, escrito por Frei Betto. Aliás, no sítio Adital, ele dá mais detalhes sobre o que o levou a escrever o livro e como foi feito.
Lembrei-me que, um tempo atrás, o Linha Direta Justiça abordou a questão da morte do Frei Tito, traçando também um perfil do então delegado do DOPS, Sérgio Fleury. Outro dado importante da época é a Operação Bandeirantes.
Mais de vinte anos depois de reconquistada a democracia no Brasil, nossa juventude muitas vezes é acusada de alienada. Não acredito totalmente nisto. Acredito que não só a juventude, como a sociedade em geral, vive uma crise de egoísmo. Pensamos no melhor emprego, para ganharmos mais e podermos comprar a nova TV Digital, um home theatre igual ao do vizinho, um carro igual ao que o Kiefer "Jack Bauer" Sutherland dirige nos comerciais.
Hoje, pensa-se que não temos pelo o que lutar, a não ser por mais conforto, comodidade e luxo. Mas, ao caminhar pelas ruas de São Paulo, cada vez mais as esquinas estão repletas de crianças e adolescentes maltrapilhos pedindo um trocado. Os albergues, lotados. Homens e mulheres dormem nas ruas.
Precisamos de jovens e adultos com a coragem dos dominicanos, dos estudantes, dos religiosos que nos anos 60, 70 e 80 lutaram e chegaram até a perder suas vidas em nome de uma causa. Mais do que uma causa política, uma causa de liberdade social, de expressão do pensamento, de direitos humanos. Parte desta luta foi vencida. Mas ainda há muito pelo que lutar.

Retratos & Reflexos
Selecionei para esta semana uma foto que tirei na parte da frente da Catedral da Sé (SP). O detalhe mostra quatro estátuas, esculpidas do lado esquerdo do pórtico central, que representam quatro profetas: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. O projeto original foi elaborado em 1912 pelo arquiteto Maximiliano Hehl e a catedral foi reaberta em setembro de 2002, depois de três anos de reformas e restauros.

0 Opiniões:


Google