.

Blog & Mídia

O fenômeno da "Internetização" da mídia tem feito com que muitos jornalistas façam do blog uma opção para escrever mais explicitamente o que pensam. Um dos primeiros que mereceu destaque (embora não seja o pioneiro) foi Ricardo Noblat que, ao ser demitido de um "jornal de papel", passou a viver exclusivamente de seu blog particular. Como nem só de Internet vive o homem, logo em seguida foi convidado a estabelecer seu blog em um portal, de onde saiu posteriormente para escrever, não só no blog como no jornal O Estado de S. Paulo. Atualmente, Noblat tem suas idéias nas páginas virtuais de O Globo.
Em maio, quatro jornalistas pernambucanos criaram o blog PEbodycount, que conquistou o prêmio Vladimir Herzog deste ano, na categoria Internet. O blog contabiliza os mortos em Pernambuco e traz uma reflexão sobre os acontecimentos.

Outros destaques:
- Marcelo Tas. Seu blog é meio bagunçado mas tem algumas coisas interessantes.
- Claudio Humberto. Blog sobre política. Detalhe: o jornalista foi porta-voz de Fernando Collor.
- Embora cada vez mais eu goste menos das posturas do Paulo Henrique Amorim, ele também mantém um blog-site com bastante conteúdo.
- Sobre cinema, vale a pena conferir o blog do Luis Carlos Merten.
- O Observatório da Imprensa também tem um espaço interessante de blogs .

No momento inativos:
- Paulo Markun manteve durante um bom tempo um blog muito legal, mas não consegui localizar mais nada sobre ele (nem a página pessoal). Talvez seja em virtude dele ter assumido a TV Cultura...
- Paulo Moreira Leite, do Estadão, parou de blogar para assumir um posto na Imprensa Oficial.

Conhece mais algum? Conte prá gente!

Rapidinhas
- Depois de dez anos de tramitação, foi derrubado ontem na Câmara Municipal de São Paulo o veto à Lei 575/1997, de autoria do vereador Dalton Silvano, do PSDB, que proíbe o uso de portas giratórias (sejam de vidro ou de qualquer outro material) e de detectores de metais no acesso ao interior de bancos e de instituições financeiras na capital paulista. (Fonte: OESP)

- Com quórum de 79 senadores, o artigo 2 da PEC - o que tratava da prorrogação da CPMF - foi derrubado. O governo precisava de 49 votos e só conseguiu 45, enquanto a oposição marcou 34 votos. (Fonte: OESP)

0 Opiniões:


Google