.

Silêncio

Ainda pensando sobre a reação do amigo Cezar Elbert em relação ao trágico acidente do Vôo 3054 (post anterior), ao colocar o vídeo fiquei imaginando o que fazer com o DoxaBrasil Online, para não dificultar a audição do clip. Pensei na questão do "um minuto de silêncio" e lembrei-me do compositor John Cage.
John Milton Cage Jr. nasceu na cidade de Los Angeles, em 05 de Setembro de 1912. É dele esta obra que está em execução (!) no DoxaBrasil Online agora. E, por incrível que pareça, você participa, mesmo que não tenha áudio no seu computador. ..
O nome da composição é 4'33''. Executada com orquestra pela primeira vez em 1952, a obra causou surpresa, pois consiste em 4 minutos e 33 segundos de silêncio. A "música" seria todos os ruídos provocados pelas pessoas, através de sussuros, cochichos, do espanto e, até mesmo, daqueles que abandonassem o local durante a apresentação. Cage concluiu que o silêncio é um estado de espírito. Sua música é uma exploração do ruído e do silêncio, que também passou a ser uma forma de expressão.
Cage morreu em Nova York, no dia 12 de Agosto de 1992, aos 79 anos.
"Assista" aqui uma das interpretações de 4'33".
E você? Consegue ouvir a música em meio ao silêncio? Aliás, você tem desfrutado de momentos de silêncio? E quais são as suas reações frente ao silêncio? Medo, solidão, desespero? Ou contemplação, solitude, esperança?

1 Opiniões:

Marcial disse...
6/8/07 8:41 PM

Fala, Fábio!!!

Tô blogando também.
Dá uma passada por lá depois.

www.fubango.blog.uol.com.br

Quanto ao silêncio, ele faz parte do som mesmo. E é muito importante em nossas vidas.

Um abraço

Google