.

Ali Babá

O Procurador Geral da República já identificou os 40... Mas, quem seria o Ali Babá???
Ontem escrevi sobre o jornalismo de revista. Aliás, preciso fazer um adendo. O termo correto para a função de Fidel Castro na Caros Amigos é colunista (e não articulista, como coloquei). E hoje vou escrever sobre jornalismo impresso diário, pois fiquei surpreso com a qualidade do infográfico publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, ontem, resumindo o escândalo do mensalão e nomeando todos os 40 citados na denúncia que está em análise no STF. A infografia, quando feita jornalisticamente e com qualidade, valoriza a imagem e o texto.
E, falando em imagem, o julgamento do STF demonstrou que a tecnologia não tem limites. Durante as enfadonhas discussões e pareceres, os compenetrados ministros, à frente de seus notebooks, não imaginavam que as lentes astutas dos repórteres fotográficos poderiam esquentar mais ainda a sessão. Na última quarta-feira, o fotógrafo Roberto Stuckert Filho, de O Globo, mirou suas lentes para as telas dos notebooks, o que possibilitou desvendar conversas eletrônicas entre os ministros Carmen Lúcia e Ricardo Lewandowski, realizadas através do sistema interno do STF. O jornal O Globo publicou trechos do bate-papo on line, na edição de ontem (23/08). E não foi durante um curto período. Foram divulgados diálogos desde às 11h57 até depois das 16h. A chamada de capa do jornal foi: Ministros do STF combinam e antecipam voto por e-mail, para a matéria de página 3, com a manchete: Voto Combinado na rede.
Em tempo:
E, já que ontem eu destilei minhas críticas à imprensa, além do elogio para a infografia do Estadão, hoje também vou elogiar a qualidade da disponibilização on line do jornal O Globo. O acesso é gratuito (mediante cadastro prévio) e o conteúdo é de fácil interação, localização e manipulação das páginas.

0 Opiniões:


Google