.

Jornalismo na telinha

Esta semana dois clássicos do jornalismo estão programados para ser exibidos:

A Montanha dos Sete Abutres - hoje (domingo), às 0h30, no Cine Band Clássicos (BAND)
EUA, 1951, 111, Preto e Branco, drama, dublado, 14 anos. Direção: Billy Wilder. Elenco: Kirk Douglas, Jan Sterling, Robert Arthur, Porter Hall, Frank Cady, Richard Benedict, Ray Teal, Lewis Martin, John Berkes, Frances Dominguez, Gene Evans, Frank Jaquet, Harry Harvey, Bob Bumpas e Geraldine Hall.
Sinopse : Chuck (Kirk Douglas) é um jornalista falido que mora em um vilarejo. Para tentar ganhar fama ele se aproveita de um acidente com o seu amigo Leo (Richard Benedict) para vender a grande notícia. Leo fica preso em uma mina e vira ponto-turístico do local. Chuck obriga a esposa de Leo, a bela e sonhadora Lorraine (Jan Sterling) a ajudar com o apelo emocional em troca de dinheiro. Ela que sonha com uma vida melhor se rende as pressões de Chuck.

O Informante - quinta (02/08), às 21h30, no Max Prime (TV a cabo)
EUA, 1999, 158, Cor, drama. Direção: Michael Mann. Elenco: Al Pacino, Russell Crowe, Diane Venora, Christopher Plummer, Philip Baker Hall, Lindsay Crouse, Debi Mazar, Stephen Tobolowsky, Colm Feore, Bruce McGill, Gina Gershon, Michael Gambon, Rip Torn, Lynne Thigpen, Hallie Kate Eisenberg, Wings Hauser, Pete Hami
Sinopse: O cientista Jeffrey Wigand trabalhava no departamento de pesquisa de um grande fabricante de cigarros até ser despedido. Lowell Bergman, produtor do "60 Minutos", está fazendo uma matéria sobre cigarros e o quer como consultor. Apesar do risco de ser processado, ele concorda em revelar o que sabe sobre a indústria do fumo.
Drama dirigido por Michael Mann (indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado por este trabalho). Baseado numa história real. O filme recebeu sete indicações ao Oscar e cinco ao Globo de Ouro.

Leia aqui o que já escrevi sobre estes e outros filmes.

2 Opiniões:

Luis F. Batista disse...
30/7/07 9:36 AM

Tenho "O Informante" como um dos melhores filmes que já vi. A forma como o autor detalha a pressão feita sobre Wigand e sua situação de exposição enquanto sua vida pessoal se estilhaça é algo que fica na cabeça por muito tempo. Toda vez que "passo" pelo filme, fico pelo menos uns 15 mins relembrando o filme. A trilha sonora e a atuação são formidáveis.

Janaina Pereira disse...
3/8/07 8:08 PM

adoro os dois filmes. e 'o informante' é uma aula de tudo... cinema, jornalismo, ética, hipocrisia, muito bom... é o tipo de filme que eu queria ter feito, a história que eu queria ter contado.

beijos


Google