.

Cultura (i)nútil

Esta eu descobri no Sótão do caro amigo Alexandre Seloti: o MiguxÊs. É uma nova língua que surgiu a partir do uso da Internet e já tem sua "evolução" (ou seria "involução") no tempo. Veja como Fernando Pessoa ficaria "traduzido" na linguagem internética de hoje:

MiguxÊs Arcaico
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso." Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha.

MiguxÊs Moderno
navegadores antigos tinham 1 frase gloriosa: "navegar eh preciso; viver nao eh preciso." quero pra mim o espirito desta frase, transformada a forma pra casar c/ o q eu sou: viver nao eh necessario; o q eh necessario eh criar. nao conto gozar a minha vida; nem em gozah-la penso. soh quero tornah-la grande, ainda q pra isso tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo. soh quero tornah-la de toda a humanidade; ainda q pra isso tenha de a perder como minha.

Neo-MiguxÊs
naVEgADoRExXx AnTiguxXx tinham 1 fRASE gLorIoZAH: "naveGAh eH PrEcIsu; vivE nAuM eH preciSu......" KERu PRah MiM u EsPiRiTu dISTah Frase...trANSFormAdaH A ForMAH PrAh kAsAH kum u ki EU sOw: vIvE nAUM Eh neCEXXARiu; u kI Eh NeCEXXaRIu EH kRIah...... nauM KONtu GoZAh a mInHAH VIDah; neM Em GoZah-laH pENSu...... SOh KeRu TorNAH-LAh GRAndi...AINDAh Ki prAH iXXU TeNHah DI Se u mEu kORpu I A minHah aLmah A lEnHAh DeXXi FoGu...... soH keRu TORNaH-laH di ToDah a huMAniDAdI; aindAH Ki PrAH IXXu TenHah di a PerDe KoMu mINhAH......

Quer fazer sua "tradução"??? Acesse o MiGuXeiToR.

1 Opiniões:

Lev T. disse...
17/7/07 11:29 AM

Éna Pá! Finalmente ouço Rush na blogosfera. É a minha banda favorita. Abração e obrigado pela visita ao www.aliaolado.blogspot.com


Google