.

Hoje, no Provocações

Luiz Felipe Pondé é o convidado de Abujamra
O filósofo, tido como um dos mais respeitados da atualidade, participa do Provocações desta sexta-feira, na TV Cultura

Afirmações fortes e polêmicas é a marca registrada do filósofo, ensaísta e escritor pernambucano Luiz Felipe Pondé. Certa vez disse: “É claro que o mal existe. O que talvez a gente possa pôr em dúvida é se existe o bem".  Pondé, que já estudou o papel da religião nas obras de Dostoiévski, será provocado por Abujamra a responder perguntas como: O que é a vida? A felicidade é uma ideia velha? Você acredita em suicídio? O ser humano é agonia? Prefere uma vida pensada ou uma vida vivida?

Durante a entrevista, que vai ao ar nesta sexta-feira (15/5), às 22h10, na TV Cultura, o filósofo diz acreditar na culpa como um dos elementos fundamentais de qualquer experiência moral; discute a vida, a política como forma de resolver tudo, a Igreja Católica, o Papa Bento XVI; e conta que chora quando tem a impressão que está diante de um milagre: “quando o mundo quebra sua ordem miserável”.

Considerado um dos filósofos mais respeitados da atualidade, Pondé já publicou quatro livros: O Homem Insuficiente (Edusp); Conhecimento na Desgraça (Edusp); Do Pensamento no Deserto (Edusp); Crítica e Profecia (Ed. 34). É pós-doutor pela universidade de Tel Aviv, professor do programa de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC/SP, e  leciona também nas Faculdades de Comunicação da FAAP e Unifesp.  É, ainda, articulista da Folha de S. Paulo.

0 Opiniões:


Google