.

Capa da semana (28)


No último dia 12 de novembro o grupo ativista Yes Men deixou os habitantes de algumas capitais do EUA surpresos. A manchete do tradicional jornal The New York Times trazia em letras garrafais: "Guerra do Iraque Acaba".
Cerca de 1,5 milhão de exemplares foram entregues gratuitamente em estações de metrô de Nova York e Los Angeles e também traziam matérias como: "George W. Bush é julgado por crimes de guerra" e "Tesouro anuncia um plano de impostos sensato".
Depois de ler algumas destas matérias, se o leitor ainda não tivesse percebido que era uma edição falsa, deveria prestar a atenção na data - 4 de julho de 2009 - e no slogan - "All The News We Hope to Print", literalmente "todas as notícias que esperamos publicar". Foi uma brincadeira com o slogan do jornal original, "All The News That’s Fit To Print", algo como "todas as notícias que cabem na edição".

A versão fake tem até direito a um site e também a uma versão digital.
Outra coisa interessante são as publicidades, que parecem de verdade, mas também têm seu lado de protesto. Por exemplo, em uma propaganda da empresa do ramo joalheiro De Beers traz a seguinte frase: "Quando você compra um diamante nosso, ajuda a financiar uma prótese para um africano que perdeu a mão na guerra tribal"...

Confira a reação das pessoas ao receber a edição:

New York Times Special Edition Video News Release - Nov. 12, 2008 from H Schweppes on Vimeo.

0 Opiniões:

Google