.

Fé e descrença

Já começou o segundo debate organizado pela Mundo Cristão, aqui no Auditório B da Bienal do Livro (Parque Anhembi - Zona Norte de São Paulo).
Hoje é a vez do Ricardo Gondim, Jung Mo Sung e Luiz Felipe Pondé. A mediação é de Sérgio Pavarini. A base é o livro recém-lançado pela editora, Fé e Descrença.
Se quiser trocar uma idéia, entre no Twitter ou no MSN do Zona da Reforma: zonadareforma@hotmail.com.
Novamente vou atualizar este post, toda vez que algo interessante acontecer...
A Mundo Cristão comunicou que o evento também tem transmissão do vídeo e áudio via UStream.
E o Ricardo Gondim postou suas idéias iniciais em seu site: www.ricardogondim.com.br.

Frases
Ricardo Gondim
"Os crentes estão em busca do conforto quando vão às igrejas aos domingos"
"A verdade está no mistério do sublime"

Jung Mo Sung
"Fé tem a ver com prática e não com cognição"
"Ninguém fica perdido em uma cidade com uma rua só. Fica perdido em uma cidade com muitas ruas. O ser humano nasce perdido"
"Quem não tem dúvida, não sabe o que é ter fé. Não precisa orar"
"Todas as certezas sobre Deus são falsas. Se eu tenho certeza sobre Deus, não é Deus, é um ídolo"
"Cristianismo não é religião do mistério. Jesus disse: 'Tudo que Deus me revelou eu contei para vocês'"
"Deus não é do tamanho da nossa mesquinhez"
"Amor não forma ordem, forma desordem. Pessoas apaixonadas tornam suas vidas um caos!"

Luiz Felipe Pondé
"Eu sou filósofo. Não sou cristão. Não tenho problema de dúvida"
"A sociedade resiste ao sofrimento. Acha que no final tudo vai dar certo"
"Há pessoas que pensam: Ou eu sou ortodoxo ou eu me abro para a modernidade"
"Para eu me preocupar com justiça, não preciso ter fé"
"O trauma é o que dá forma no corpo"
"A teologia não tem nenhuma capacidade de enfrentar o Darwinismo"
"O trauma é o que dá forma no corpo"
"O legal é ser legal sem saber se vai dar certo"
"Acúmulo de design cego: Este é o nome do conceito do Darwinismo que acua a idéia de que seja necessário a existência de um ser inteligente para colocar ordem no universo"
"Você não precisa da teologia para discutir justiça social, saúde, razão, etc."
"Deus é o melhor conceito que a filosofia já criou"
"Inseguros somos nós todos"


Imagens

Luiz Felipe Pondé
.
Jung Mo Sung
.
Ricardo Gondim
.
Sérgio Pavarini entre "pesos-pesados"
.
Auditório Lotado

eNtrEViStA mINutO
Confira algumas entrevistas que o programa zOnA dA RefOrmA fez nesse dia:

Salvação é exclusividade do cristianismo?


Deus existe para você?

Mais entrevistas, em breve, no blog http://zonadareforma.blogspot.com
[Post atualizado em 04/09/08, às 10:30]

1 Opiniões:

Anônimo disse...
11/11/08 1:05 PM

Por que para uns acreditar é tão natural como respirar e para outros, uma luta emocional e intelectual que no fim não vale a pena? À medida que o conhecimento avança e os fenômenos naturais tornam-se conhecidos, Deus deixou de fazer parte da resposta. E se nem mesmo a milenar questão do mal consegue ser resolvida, a razão confronta: existe Deus?

Ruth Tucker decidiu caminhar pelo terreno movediço que separa a fé e a descrença, revisitando teólogos, filósofos e cientistas que conviveram com a dúvida intermitente ou colocaram Deus em xeque. Também ouviu relatos daqueles que viram sua fé desmoronar, mesmo tendo acreditado fervorosamente, por não conseguir conviver com o perturbador silêncio de Deus e com a indiferença dos cristãos que os cercavam.

recomendo...


Google