Genival Cassiano dos Santos nasceu em Campina Grande (PB) em 16/09/1943. Quando tinha seis anos, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro. Aprendeu a tocar bandolim e violão com seu pai. Em meados da década de 1960, formou o conjunto Bossa Trio, que mais tarde recebeu o nome de Os Diagonais (c/ seu irmão Camarão, Hyldon e Amaro). O grupo fazia shows e gravava backing vocals, tendo participado dos três primeiros discos de Tim Maia.
Foi na voz do grande soulman brasileiro que Primavera, uma composição de Cassiano, estourou nas paradas de sucesso nos anos 1970.
A criatividade e o talento musical de Cassiano são surpreendentes. Talvez por isso, nem sempre compreendidos. Mesmo assim, além de Primavera, músicas como A Lua e Eu e Coleção fizeram muito sucesso e fizeram parte do terceiro trabalho de Cassiano, Cuban Soul - 18 Kilates* (
Nesta semana você ouve no DoxaOnline a versão original de Coleção, uma composição de Cassiano e Paulo Zdanowski (o Paulinho Motoka da banda Brylho). Esssa música voltou a se tornar um sucesso recentemente, quando foi gravada pela Banda Eva (vocais de Ivete Sangalo) no álbum Hora H (1995).
* Obs.: Recebi a ilustre visita de Paulo Zdanowski aqui no blog (confira nos comentários), e ele retificou o ano de lançamento do álbum. Também adicionou a informação de que ele saiu pela Polygram e que todas as músicas deste trabalho foram composições dele e do Cassiano. Valeu!
- editado em 24/01/2009 -
Leia também.
2 Opiniões:
Obrigado por prestigiar minhas parcerias com Cassiano.Gostaria de retificar que o LP Cuban Soul foi lançado pela Polygram em 1976, e todas as músicas eram de Cassiano e Paulo Zdanowski.
Um abç
Paulo Zdan
Valeu, Paulo! Obrigado pela visita e pelas complementações!
Postar um comentário