.

Olhares

Em comemoração aos 452 anos da fundação da cidade de São Paulo, o jornal O Estado de S. Paulo, dentro do projeto FotoRepórter, ofereceu a oportunidade para que os "fotógrafos de plantão" teham suas fotos sobre a cidade publicadas na web e algumas no Jornal da Tarde e OESP.
Ontem (01/02), duas fotos minhas foram escolhidas e publicadas no site:
http://www.estadao.com.br/imagens/fotoreporter/index.htm
Quem puder, dê uma olhadinha por lá e depois volte prá comentar aqui. Uma foto é de um vitral do Mercado Municipal e outra uma vista aérea do início da avenida 23 de Maio.
O primeiro FotoRepórter temático foi intitulado "Seu Olhar sobre São Paulo". Parando para pensar, realmente São Paulo é uma cidade que merece e oferece diversos olhares.
Muitos são olhares de raiva. Raiva do trânsito infernal, da miséria em cada esquina, do individualismo.
Há olhares de desespero. Desespero por estar sozinho no meio da multidão, pela falta de emprego, pela família que está se desmantelando.
Também há olhares de saudade, tristeza, desesperança.
A pergunta que fica é: Por onde andarão os olhares de alegria, realização, solidariedade, esperança? Onde, em meio ao concreto e o asfalto de uma grande metrópole cosmopolita, estão os gestos de gentileza, educação, companheirismo?
Será extremo pessimismo da minha parte? Talvez sim. Mas acredito que um dos problemas é vivemos na sociedade da comparação. Seu celular tem mais recursos que o meu? Seu aparelho de DVD é mais moderno? Seu carro é mais luxuoso? É preciso, cada vez mais, ter para ser. E, se pararmos para pensar, ser "o que"???
Creio que muito há que ser feito, hábitos a serem mudados, conceitos a serem valorizados. Lembro agora de uma das reflexões de Henry Nouwen:
"O mundo em que cresci é um mundo tão cheio de graduações, marcas e estatísticas que, consciente ou inconscientemente, procuro sempre encontrar a minha medida em relação aos outros. Muita tristeza e alegria na minha vica advém do meu comparar, e muito, senão tudo, deste comparar é inútil, representando enorme perda de tempo e energia".

0 Opiniões:


Google