.

A difícil arte da honestidade

Não, não quero atribuir a mim mesmo o Nobel da honestidade. Apenas relatar um episódio pelo qual muitos já devem ter passado. E refletir sobre ele.
Época de compra de material escolar, depois da compra de alguns livros, ao chegar em casa minha esposa percebeu que um dos livros (valor em torno de R$ 40,00) na verdade estava grudado em outro igual. Na nota fiscal, constava o pagamento de apenas um, portanto, precisávamos devolvê-lo à loja, até para não prejudicar o vendedor.
Foi o início da saga. Foi feito um contato telefônico. O primeiro desafio é fazer a outra pessoa compreender o que está acontecendo. O mais interessante é que o mesmo diálogo ocorreu, "ao vivo", quando fui devolver na loja:
- Você vai devolver o livro? - pergunta o funcionário da livraria.
- Isso...
- Mas onde está a nota fiscal?
- Não, é que...
- Vai trocar por outro?
- Não, é que...
- Bom, vou chamar o gerente.
- Espere, vieram dois, um grudado no outro...
(Nesse momento, sou atendido por um funcionário, mas pelo menos mais um dois se aproximam para ver o que está acontecendo.
- Ah, então prá devolver o valor eu preciso da nota fiscal e vai demorar...
- Não, você não está entendendo! Eu comprei um livro, paguei por um livro e vieram dois. Só quero devolver o segundo!
- Ah... Mas, se você não pagou, por quê vai devolver???
- É uma questão de honestidade, provavelmente foi um erro do vendedor, não queremos que ninguém seja prejudicado.
A surpresa dos funcionários é evidente, mas, finalmente, o livro é devolvido e pego um protocolo para confirmação. Não sem deixar de perceber alguns olhares, cochichos e risadinhas, no estilo que cara mais bobo!!!
Mais uma vez parei para pensar sobre ética, moral, honestidade. São valores cada vez mais em extinção. O mundo está tão competitivo (vide post abaixo) que os espertos são aqueles que puxam o tapete (com classe e sem vestígios), os que levam vantagem em tudo (sem pensar em quem foi passado prá trás), aqueles que chegam ao topo (pisando em tudo e todos ao seu lado).
Será o fim do mundo???

0 Opiniões:


Google