.

O piano e o boné

O piano é um instrumento completo. E, em diferentes ritmos, músicos conseguem tirar dele sons, melodias, alegrias, tristezas. No universo de pianistas brasileiros merece destaque o acreano João Donato. E, nada melhor do que um disco solo para conhecer sua musicalidade e arte. Gravado durante três dias, em outubro de 2007, só ao piano e sem correções (overdubs). Quando regravou, o anterior foi descartado.
Pessoalmente, não gostei de todas as músicas. Prefiro o Donato mais "suingueiro". Mas, ele mesmo explica porque "pisou no breque" para graver este trabalho, em entrevista ao iG Música:
"Pianistas que tocam muitas notas se tornam enfadonhos. Se você toca muito, você se perde. Perde a atenção de quem está ouvindo também", explicou Donato (...) logo após o lançamento do disco. "É como a pessoa que fala demais e depois tem que se explicar, dizer 'não é bem assim'. Quem fala pouco pensa um pouco mais, só diz o necessário", explica.
Por isso, O piano de João Donato é um álbum exemplar. E seu primeiro "disco solo". Contrariando o espírito light do CD, escolhi para esta semana Jungle Juice, música de Horace Silver, uma das lendas vivas do jazz.

Na tela
Há um ano atrás João Donato foi a Cuba e participou do Festival de Jazz de Havana. O registro cinematográfico é de Tetê Moraes.

0 Opiniões:


Google