.

Transparência

Nem sempre transparência significa ética. Mas, é um bom passo para chegar lá. Com todos seus defeitos, sempre admiro o jornalismo estadunidense no período eleitoral, pelo menos quando respeita o (e)leitor e coloca de forma clara e aberta, através do canal próprio - os editoriais - sua postura frente aos candidatos. Ao contrário de muitos jornais brasileiros que fingem que não apóiam (ou destroem) ninguém, mas uma leitura mais crítica permite ver que as coisas não são bem assim. Sonho com o dia em que o Estadão ou a Folha estamparão em seus editoriais "Por que apoiamos Fulano"...
The New York Times, Washington Post, Chicago TribuneLos Angeles Times são alguns do principais jornais que apoiam Obama. Segundo reportagem do O Globo, "até o início desta semana, 124 diários haviam anunciado seu apoio ao democrata, contra 46 ao republicano - numa margem de quase 3 para 1 e que inclui publicações com grandes tiragens. Em termos de circulação, os 124 jornais que apóiam Obama representam 13,774 milhões de exemplares diários, enquanto os 46 de McCain correspondem a 3,926 milhões. (...) Desta vez, pelo menos 27 jornais que apoiaram Bush em 2004 trocaram de lado e resolveram apoiar os democratas na eleição, enquanto apenas quatro fizeram o caminho inverso".
Curiosidade: Até o Anchorage Daily News, principal jornal do Alasca - estado governado pela candidata a vice do partido republicano - apóia o candidato democrata.

1 Opiniões:

Rodney Zorzo Eloy disse...
30/10/08 12:39 PM

O lendário Fábio Harley Davidson!!! Será um prazer "aprontar" com vc no Pava###

Abraço,


Google