.

Verdade ou Mentira?

Hoje é 1º de abril... Quem nunca brincou, seja na infância ou já na idade adulta, de contar sua "mentirinha"??? Pois é, a história da data, segundo a tradição, é culpa do rei da França, Carlos IX, que adotou o calendário gregoriano em 1564, que determinou que o ano começasse no dia 1º de janeiro, ao invés 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. Até então, as festas de Ano Novo duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.
Com a confusão que foi gerada, os engraçadinhos de plantão enviavam presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas primeiras "pegadinhas" ficaram conhecidas como plaisanteries.
Na Inglaterra, aqueles que caem em alguma "pegadinha" são chamados de noodle (pateta) e, nos EUA, de april fool (tolo de abril). Na França, de poisson d'avril (peixe de abril) e, na Escócia, de april gowk (tolo de abril).
No Brasil, acredita-se que essa data tenha sido marcada pelo periódico pernambucano A Mentira, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. O jornal durou menos de dois anos.
É isso aí! Se você quer se divertir um pouco com absurdos que mais parecem mentiras, acesse:
http://www.igeducacao.ig.com.br/materias/362001-362500/362256/362256_1.xml

1 Opiniões:

Poliane Latta disse...
12/4/07 11:26 AM

Oi meu amigo!!

Sabia q eu fui quase pega pela minha sogra dizendo q viria pra k pra Índia e que o vôo dela seria no dia 1/4? Mas me lembrei rapidamente que era o dia da mentira!! hahaha
bjs


Google