.

Feliz 2007!!!

Pois é... Esqueci disso no post anterior!!! Então aqui vai meu desejo que este ano seja repleto de alegrias, realizações e, por que não, solidariedade, amor e paciência para com o nosso próximo!
Estou de volta de algumas viagens de férias, depois de dirigir muito e descansar pouco... De qualquer forma, o saldo é positivo. Foi interessante rever pessoas que não via há cerca de dez anos, conhecer pessoas novas, sair um pouco da rotina, até mesmo da rotina de final de ano. Agora, depois de "míseros" 15 dias de férias, é hora de estabelecer uma nova rotina, enfim, livre do compromisso acadêmico diário, "apenas" preparando um projeto de pesquisa para o Mestrado, que pretendo iniciar no ano que vem.
Para ser sincero, hoje não pretendia escrever nada. Mas, mudei de idéia, para sugerir que você conheça (mesmo que virtualmente) uma pessoa que eu tive contato pela primeria vez na comunidade Filhos Adotivos, que criei no Orkut e, depois, pessoalmente em 2005, em um programa de televisão que tratava de adoção. Mario Persona é palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de "garçom" virtual no Mario Persona CAFE. Multitarefa, Mario reserva tempo ainda para menter outros projetos virtuais interessantes. Um deles é a >TV Barbante, o outro é o diário de seu filho Pedro, cuja paralisia cerebral, que o impossibilita de falar, andar ou ver, não impediu que fosse adotado e amado. Finalmente, confira o blog O Pintor em Minha Janela. Aproveite e se inscreva na newsletter semanal do Mario que, com certeza, fará uma diferença na sua semana.
Aliás, depois de ler no Estado de S. Paulo uma matéria do meu amigo Ricardo Muniz, esclarecendo que a Coca-Cola conseguiu que o mundo inteiro imaginasse um papai noel gordo e com roupas vermelhas, o Mario também escreveu sobre esse dado interessante que, muitas vezes, nos passa desapercebido. Será que o presidente Hugo Chávez estaria certo em tentar banir essas falcatruas culturais importadas e implantadas através das propagandas???
Em entrevista para Bob Fernandes (27/11/2006), o ministro do Interior e da Justiça da Venezuela, Jesse Chacón, respondeu assim à pergunta sobre a suposta proibição de Chávez do uso da imagem do Papai Noel? "Nós não proibimos nada. Cada venezuelano é livre para escolher como decorar sua casa e como celebrar. Essa é uma interpretação errada e mal-intencionada. Nós buscamos a alegria, queremos que nosso povo celebre em harmonia a paz e o Natal. As declarações realizadas em relação ao uso de imagens do Papai Noel e das árvores de Natal aconteceram por causa da necessidade de reivindicar nossa identidade cultural, que é o Menino Jesus, os Reis Magos, o doce de leite, as cantigas natalinas venezuelanas. E nós estimulamos isso, é um debate, uma defesa de valores, nada mais. Nós apenas queremos resgatar a cultura do nosso presépio, que foi trocado no processo de transculturação por bonecos de neve e trenós, que não existem em um país tropical como o nosso."
Veja mais um comentário sobre o assunto em http://blog.estadao.com.br/blog/guterman/?m=20061204.

0 Opiniões:


Google