.

Briga Eleitoral

A partir de hoje, a Rede Globo promete uma ampla cobertura das eleições. Para informar isso ao eleitor, divulgou anúncios em página dupla, em jornais de grande circulação. O destaque desse ano será um ônibus que levará Pedro Bial e equipe pelo Brasil em um percurso, segundo a emissora, de 15 mil quilômetros. Onde o ônibus-redação não chegar, a equipe usará um barco, equipado para atender às necessidades de edição e transmissão, inclusive ao vivo (leia matéria do Portal Imprensa). Além disso, o de sempre, ou seja, o dia-a-dia dos candidatos, entrevistas exclusivas ao vivo e debates. Segue texto do primeiro anúncio publicitário da Globo:
"EU PROMETO.
Isenção, transparência e compromisso com a verdade.
Fazer a maior cobertura jornalística que uma eleição já teve no Brasil.
Mobilizar mais de 4.500 profissionais da Rede Globo em todo o país para revelar a notícia em primeira mão, estimular o debate e aproximar o Brasil da sua casa com reportagens especiais.
Esse é o nosso compromisso.
Afinal, a escolha do canal de TV também é um exercício de democracia".
Para bater de frente com a Globo, a Band também já demonstra seu planejamento, inclusive usando uma "arma" que era da rival, qual seja, o jornalista e comentarista político Franklin Martins, que comandará a edição extra do programa Canal Livre, versão eleições, às segundas-feiras. O ataque mais direto, porém, veio também em formato de anúncio impresso, em página dupla, que é reproduzido abaixo:
"ELES PROMETEM. A BAND CUMPRE.
O eleitor já está acostumado com o blábláblá do candidatos. Duro é promessa de quem nem candidato é. A Band construiu uma história de isenção, credibilidade e imparcialidade. Para chegar lá, não basta ônibus ou barco. A viagem pela história é bem mais complexa.
1979
A Band entrevista exilados de volta ao Brasil.
Eles silenciam.
1982
A Band faz o primeiro debate para governador.
Eles silenciam.
1982
A Band denuncia o Procunsult no Rio.
Eles silenciam.
1984
A Band cobre os comícios das Diretas Já.
Eles silenciam.
1989
A Band faz o primeiro debate da TV brasileira entre candidatos à Presidência.
Eles manipulam a edição do debate
1991
A Band entra desde o primeiro momento na cobertura ao vivo da CPI do governo Collor.
Eles só aparecem depois.
2006
A Band vai fazer a cobertura mais precisa e imparcial da TV brasileira.
E eles? Será que mudaram?"
A sorte está lançada. Em meio a este embate pela audiência, precisamos saudar a democracia. Graças a ela, tudo isso é possível e saudável. Aliás, saudável se nós, telespectadores, leitores, ouvintes, enfim, cidadãos, pudermos fazer uma leitura crítica de tudo que é divulgado.

A propósito:
A edição 404 (02/08/2006) de Carta Capital traz um interessante perfil da candidata Heloísa Helena e uma matéria sobre a CPI dos Sanguessugas, intitulada "Um tiro no próprio pé", que reverte o início desse tipo de corrupção para o candidato a governador de SP, José Serra, na época Ministro da Saúde de FHC. Vale a pena conferir os dados, refletir e tirar suas próprias conclusões. Apresento alguns dados importantes:
1) A maior parte dos convênios com a empresa Planam foram realizadas antes de 2002 (em 2000, de 458 contratos, 131 foram com a Planam; em 2001, de 961, a Planam fechou 233; em 2002, de 615, 317; em 2003, de 570, 139; em 2004, de 439, 71);
2) O ranking das prefeituras beneficiadas com emendas de ambulâncias do grupo Planam, entre 2000 e 2004, apontam o PSDB em primeiro lugar, com 128 prefeituras, seguido pelo PFL com 107 e pelo PMDB, com 106. O PT aparece em nono lugar, com 19 prefeituras;
3) As investigações sobre a "máfia das ambulâncias", realizada pela Polícia Federal, ocorreu em sigilo durante todo ano de 2005 e primeiro semestre de 2006, em parceria com a Controladoria-Geral da União.

0 Opiniões:


Google