.

Que fonte é essa???

Página C6 do caderno CIDADES/METRÓPOLE do jornal O Estado de S. Paulo (12/05/2006), último parágrafo da matéria "Jovem dá carona e abusa de garotas":
"No site de relacionamentos Orkut, Ruggio se define: 'Não gosto dos bons conselhos, (...) não gosto das leis".
A matéria trata de um caso absurdo, que merece ser punido. Entre as fontes estão o delegado, a mãe de uma das menores, o pai do suspeito e o Orkut. O advogado do suspeito não quis comentar o episódio. O que chamou a minha atenção foi a forma como o site de relacionamentos Orkut entrou na matéria como fonte.
É notório que, há algum tempo, este site tem permeado algumas matérias. Ganhou destaque com um caso de preconceito racial, depois por ser usado para atacar pessoas, através da página pessoal ou de comunidades criadas para tal. Recentemente a cidade de Pompéia ganhou notoriedade, devido a supostas fotos de uma de suas moradoras em situações, digamos, constrangedoras, divulgadas através do site.
Porém, fazer do Orkut fonte para elaboração de matérias é algo incompreensível. Afinal, é sabido que qualquer pessoa com acesso a este site pode criar um perfil falso, ou seja, fazer-se passar por outra pessoa e escrever o que bem quiser. Desta forma, como confiar que aquele perfil pesquisado pelo repórter foi elaborado realmente por quem está sendo pesquisado?
O Orkut tem sido uma ferramenta muito utilizada para elaboração de pautas, busca de fontes para matérias, mas nada substitui o contato pessoal. Talvez, se a reportagem do OESP tivesse confirmado com o suspeito do crime se aquele perfil lhe pertencia e se ele confirmava os dados ali colocados ali, amenizasse um pouco a situação. Mas fazer de um site tão pouco confiável uma fonte segura é inadmissível, principalmente na chamada “grande imprensa”.

2 Opiniões:

Volney Faustini disse...
27/5/06 11:04 PM

Como deve ser, o Orkut jamais poderá substituir a fonte primária.

Mas entendo, e sou dos que levanta a bandeira da revolução que a internet trouxe pro mundo moderno - e que os grandes (os meios tradicionais entre eles) não conseguem acompanhar. O mesmo com pastores responsáveis pela juventude, porém distantes da net ou do Orkut!

O cluetrain.com explica muito com suas 95 teses - já vi isso em algum lugar.

Logo qualquer análise via internet e comunidades, além de válido é extremamente esclarecedor (apesar de não ser fonte primária).

- - - -

Fábio tenho sido um frequentador mudo de sua doxas e fã igualmente do lirismo de Lenine.

Vamu nessa mano!

Saudações corinthianas

Fábio disse...
29/5/06 9:24 PM

Obrigado, Volney!
Minha crítica foi, como você observou, o grande problema em tornar o Orkut uma fonte primária. Por outro lado, fico feliz com essa revolução da Internet, pricipalmente através de blogueiros competentes, que nem sempre são jornalistas, mas fazem um ótimo jornalismo...
É a liberdade de expressão, superando a suposta liberdade de imprensa, que ao invés da censura do Estado, hoje sofre a censura publicitária (popular "rabo preso"), a censura financeira (cortes no orçamento, demissões em massa e conseqüente medo do profissional em perder o emprego) e a censura interna daqueles que realmente são donos mandam na mídia.
Grande abraço e obrigado pela audiência!


Google