.

Intolerância Predatória

Preconceito: opinião ou sentimento preconcebido, formado sem suficiente conhecimento.
Preconceituoso:não isento, parcial.
Esta semana fiquei pasmo. Não que seja ingênuo... Sei dos bairrismos e das brincadeiras (algumas nada delicadas) entre cariocas e paulistas. Mas, sempre acreditei que o ambiente universitário seria o ideal para crescimento pessoal, moral, profissional. Ainda mais em um curso da área de humanas, como o jornalismo.
Mas, a cada dia que passa, é mais desolador o perfil do jovem universitário. Não vou me estender muito, pois no final do ano passado já escrevi um texto abordando a conversão das universidades em verdadeiros shoppings centers - onde há "desfile de moda", praça de alimentação, muita bebida alcoólica e pouquíssima educação e respeito pelo próximo. Se você não leu, confira em:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=353DAC007
Bom, mas o que me motivou a voltar nesse assunto? Nesta semana, uma amiga de curso relatou uma experiência inimaginável. Ao invés de encontrar amizade nos colegas de classe, foi vítima de preconceito explícito. E a posição da instituição? Uma aparente inércia...
É necessário um posicionamento. Onde e como isso vai chegar, não sabemos. Mas, se hoje são palavras ofensivas, falta pouco para chegarmos a agressão física. Muito embora a "dor moral" muitas vezes chegue a doer mais do que um soco na cara. E este é o terreno perfeito para chegar no título deste desabafo: Intolerâcia Predatória, ou seja, a inflexibilidade que produz destruição.
Janaína (www.venenodagata.blogspot.com), estamos contigo!

3 Opiniões:

Fabio Camargo disse...
1/4/06 4:34 PM

Apoiadíssima, Janaína.
E meu xará tem toda a razão! ;)
Só quero ver aonde é que esta situação vai parar, se terá devida punição.
Anyway, Janaína e Léo, estamos convosco!

=)

Anônimo disse...
2/4/06 12:49 AM

Lord Fábio!
Achava que o ambiente acadêmico estava poluído, desacreditado, que tinha perdido a sua principal causa. A discussão ciéntifica.
Vejo que temos muito o que fazer, mas fiquei extremamentte grato com tudo o que ocorreu na última semana, o apóio, a solidariedade, a cumplicidade e a vontade de alunos em gritar e não deixar barato o caso, foi um sopro de vida do dinossauro aqui.
Obrigado por levantar suas armas.
Beijos
Léo

Anônimo disse...
2/4/06 11:33 PM

Pois é...
Assim como o Fábio, estou com vcs.
Inconformada com tudo e como uma pessoa que defende o direito e respeito dos seres humanos, não podemos deixar barato.
Não foi comigo, mas me chateio pelos meus amigos e pelo Brasil.
Repetindo: conte comigo para o que precisar.

Beijos.


Google