.

Um verdadeiro time

Quando assistimos uma partida de futebol, um jogo de basquete ou vôlei, ou seja, qualquer jogo em equipe, claramente observamos quando o time joga junto ou quando, mesmo com astros, atuam fora de sintonia. Assim é com a música. O jazz e suas big bands são prova disso. Grandes músicos juntos e é perceptível quando um abre espaço para o outro, o quanto um sente a linha melódica, rítmica. Por isso, escolhi para o DoxaCast desta semana Peggy's Blue Skylight, de um álbum-homenagem a Duke Ellington, gravada pela banda do grande contrabaixista Charles Mingus, gravado em 1977, ano em que foi diagnosticada esclerose lateral amiotrófica, que levou à sua morte apenas dois anos depois.
O time escalado para essa gravação, além de Mingus, no contrabaixo, contou com: Ricky Ford e Paul Jeffrey, no sax tenor; Gerry Mulligan, no sax barítono; Jack Walrath, no trompete; Peter Matt, na trompa; Bob Neloms, ao piano; Dannie Richmond, na bateria; e Lionel Hampton, no vibrafone, marcante na faixa que escolhi.
Em janeiro deste ano, completou-se 30 anos da morte de Mingus. Uma grande perda para o Jazz moderno. Uma grande perda para a música. Ainda bem que os registros destes grandes artistas - que sabiam como atuar sozinhos ou em grupo - nunca morrerão.

0 Opiniões:


Google