.

Feliz 5767


No entardecer desta sexta-feira, ocorre a virada do ano novo judaico (Rosh Hashanah ou ראש השנה), quando se deseja: "L’shana tova u-metukah" ou "Que você tenha um bom e doce ano".
No mês que antecede o Rosh Hashanah é tradição pedir perdão às pessoas que ofendemos, desonramos ou com as quais não agimos da maneira correta durante o ano anterior, para começar o ano com um estado de alma limpa e sem que ninguém guarde nenhum rancor contra nós. O interessante na cultura/religião judaica é que o período para pedir perdão ao próximo vai do "pré-Rosh Hashanah" até o Yom Kippur (Dia do Perdão) que, este ano, cai no dia 2 de outubro.
Depois de pedir perdão A TODOS e, também, perdoar, só aí o judeu pode dirigir-se a Deus, para clamar o Seu perdão, no Yom Kuppur. Interessante pois, às vezes cometemos erros para com as pessoas e, depois, achamos que pedindo perdão a Deus tudo será automaticamente apagado. Mas, pedir perdão ao próximo é importante, ou melhor, essencial. Quem sabe temos algo a aprender com a cultura judaica, não?

0 Opiniões:


Google